Para assinalar o 50.º aniversário da sua divisão de relógios, a Casio decidiu lançar várias edições especiais limitadas, todas de quartzo, bem como o seu primeiro relógio mecânico de sempre, o EFK-100.
Quando vi pela primeira vez este relógio (com quatro variantes, consoante a cor do mostrador, preto, branco, azul e verde), tive duas reações contraditórias: por um lado, é um relógio muito bonito, que aparenta boa qualidade de construção e materiais (incluindo vidro de safira) a um preço bastante razoável (299€); por outro... automático? Para celebrar 50 anos de relojoaria... de quartzo?
Pior: para criar este modelo, a Casio decidiu comprar o banalíssimo movimento NH-35 da sua concorrente Seiko, o mesmo que podemos encontrar em milhões de relógios da marca japonesa e outros tantos milhões de microbrands espalhados pelo mundo. Sim, a Casio deu-lhe o nome de "Module 5755", mas é um NH-35 que, pelo que se pode ver através do fundo em vidro, nem sequer foi personalizado de forma a disfarçar...
Sinceramente, não percebo a lógica. Tudo o que os fãs adoram na Casio é, precisamente, o de criar peças intemporais com movimentos de quartzo "in house", fiáveis e baratos. Assinalar um aniversário tão importante como este utilizando um movimento automático de um dos seus maiores concorrentes seria a última coisa que eu esperaria. E, no entanto, aqui estamos nós.
Se ignorarmos esta contradição, o que temos aqui é um relógio muito bonito, com excelente qualidade de construção aparente, caixa e bracelete em aço, resistência à água de 100 metros, mostrador com vidro de safira e fundo de observação em vidro.
O desenho do mostrador é particular feliz, com um aspeto texturado em qualquer das suas variantes cromáticas, índices aplicados em todas as posições horárias à exceção das 6 horas, onde encontramos uma janela de data de boas proporções.
O resultado é um bonito dress watch de proporções corretas: 39mm de diâmetro, distância entre asas de apenas 43,5mm e espessura de 12,5mm.
O preço de referência, como já disse, é de 299€ e, sinceramente parece-me correto face ao oferecido. Mas... Um movimento Seiko dentro de um Casio...? Não sei...
Sem comentários :
Enviar um comentário