01 novembro, 2013

Steinhart Nav B-Chrono II Black Special Edition

888982482nbc44_blk-DLC_05O meu fascínio pelos relógios Steinhart vem desde o início da criação deste website – na verdade, pode dizer-se que terá estado até na sua origem, na sequência da minha compra de uma destas peças, algo de que falarei em breve.

Entre a extensa gama da marca alemã encontramos alguns dos melhores exemplos de cronógrafos baseados no lendário movimento automático Valjoux 7750, em termos de relação entre o preço, a qualidade e a execução.

E se é verdade que a Steinhart não tem o pedigree de outras marcas, não é menos verdade que o que pede pelos seus cronógrafos são valores muito baixos para o que é habitual em peças baseadas no Valjoux 7750. Este Nav B-Chrono II Black Special Edition é um excelente exemplo – custa apenas 795 euros (!) + portes de envio. Edit 29/11/2020: Este modelo em particular já não está à venda. Mas está disponível um cronógrafo igualmente baseado neste movimento, com caixa de 47mm e que continua a custar menos de 1000€

É verdade que é possível encontrar via Internet alguns (mas poucos) cronógrafos deste género por valores semelhantes e, nalguns casos, até ligeiramente mais baixos. O que não é possível é encontrar por esse valor um relógio com este nível de execução: caixa em aço de 44mm de diâmetro com revestimento DLC, vidro de safira com revestimento anti-reflexo no interior e visibilidade no escuro com aplicação de superluminova nos índices e ponteiros. Ao contrário do que é habitual na Steinhart, este relógio ainda oferece uma resistência à água de 5 ATM – a marca alemã não costuma oferecer mais do que 3 ATM nos seus cronógrafos…

No entanto, o que mais me agrada ainda é a execução do mostrador, designadamente a forma como a Steinhart usou todos os algarismos árabes, sem sacrificar a sua visibilidade (nomeadamente às 3H00, 6H00 e 9H00), equilibrando o resultado final de forma soberba.

2 comentários :

  1. Sendo um iniciado "nisto" dos relógios, atrevo-me a referir que o relógio em apreço tem muitas semelhanças (ou seja, parece uma cópia) do IWC Pilot, o que não joga a favor.
    Se bem que, verdade seja dita, cada vez mais as marcas tendem a copiar os modelos de concorrentes.
    Espero que não leve a mal o reparo.

    ResponderEliminar
  2. Claro que não levo a mal - não fui eu que desenhei o relógio!
    Note que a esmagadora maioria dos cronógrafos automáticos usa o calibre ETA 7750 (ou variações muito próximas), o que obriga a que o "layout" do mostrador não fuja muito do que aqui vê.
    Pessoalmente, gosto até mais do desenho deste Steinhart do que do IWC (penso que se refere á Ref. 3777 - http://www.iwc.com/en/collection/pilots/IW3777/). Além de que este tem um apelo irresistível: o preço. :-)

    ResponderEliminar