01 maio, 2022

Tissot Savonnette Mechanical: regresso ao passado

 


O relógio que vos trago hoje não é um relógio de pulso: é o tipo de relógio que se usava antes de se usarem relógios de pulso. No início do século XX, até ao final dos anos 30, o relógio de bolso era uma peça essencial para complementar a indumentária do verdadeiro cavalheiro.

O Tissot Savonnette Mechanical (ref.ª T83.6.402.12) traz-nos de volta a esses tempos, com um movimento mecânico de carga manual (na altura, os movimentos automáticos ainda não tinham sido inventados) que, sendo hoje propriedade do grupo ETA, tem origens muito mais antigas (foi criado nos anos 50) e foi realmente usado como movimento para relógios de bolso: o Unitas 6498-1.

O advento dos relógios de pulso quase remeteu este movimento ao esquecimento, uma vez que é fisicamente grande (36,6mm) mas mais recentemente, com a popularidade dos relógios desportivos de grandes dimensões, voltou a ser popular. Neste caso, a variante usada é a 6498-1, com pequenos segundos e uma frequência de funcionamento de 2,5 Hz (18.000 alternâncias por hora). 

Seja para complementar a roupa (ou o look de hipster!) ou para completar a coleção, esta é uma peça interessante. A caixa, em aço, tem uma tampa para proteger o mostrador (e ainda bem, porque o vidro é mineral, e não de safira) e o conjunto inclui a clássica corrente. O diâmetro, substancial, é de quase 50mm (49,40mm, em rigor).

O mostrador, no caso desta variante, tem numerais arábicos em todas as posições horárias exceto às 6h00, para dar espaço ao sub-mostrador de pequenos segundos. Existem diversas variantes deste relógio na coleção T-Pocket, entre elas uma igual mas com numerais romanos. O preço de referência deste relógio é de 750€, mas pode ser encontrado na Amazon Espanha por 600€.

Sem comentários :

Enviar um comentário