14 agosto, 2024

Citizen Super Titanium NJ0180: o gigante acordou!

 

O revivalismo que a Tissot de certa forma inaugurou com os seus PRX (a reedição e/ou reinterpretação dos modelos dos anos 70 continua na ordem do dia) parece ter acordado a concorrência asiática. O que, no caso da Citizen, é decididamente algo que apreciamos.

A marca japonesa tem sempre sido vista pelos entusiastas como secundária face à Seiko, mas os seus últimos lançamentos mostram que a Citizen está disposta a bater-se por uma posição cimeira. Os novos  Forza (que também surgem como "Zenshin" em alguns websites regionais), são exemplo disso.
 
A gama consiste, para já, em três modelos, dois de quartzo (EcoDrive) e um mecânico, cada um com três variantes na cor do mostrador: azul (na foto), laranja e verde. Os primeiros dois são um cronógrafo e um "três ponteiros" tradicional, com dia e data; para o modelo automático, a Citizen criou o "pequenos segundos" com caixa em titânio que vos trago hoje, com a referência NJ0180-80L.

Sou sincero: é difícil identificar o que gosto mais neste relógio, porque este modelo está cheio de coisas boas e decisões acertadas. Diria que uma das mais óbvias é a bracelete integrada (esta gama não existe com pulseira de pele sequer) que, para o meu gosto, está mais bem conseguida do que a do Tissot PRX.

Depois, o mostrador está muito bem desenhado, com um equilíbrio excelente entre as posições do sub-mostrador de segundos, a janela da data, o logótipo da Citizen e as palavras "Automatic Titanium". Além disso, o fundo texturado e os índices aplicados oferecem um resultado muito mais premium do que o relativamente modesto preço de referência (429€!) deixaria antever.

O resto da execução devia fazer corar de vergonha a Seiko, onde parece ser preciso gastar mais de 500€ para termos direito a vidro de safira. Aqui, faz parte do pacote, numa caixa (e bracelete) em titanio com umas dimensões basicamente perfeitas para um dress watch: 40,5mm de diâmetro e 11,5 de espessura. A resistência à água é de 10 atmosferas, perfeitamente aceitável para um relógio deste tipo.

Onde a Citizen poupou dinheiro foi no movimento usado. Este é o movimento 8213, que funciona a 3 Hz e não tem a nobreza de um high beat da série 9. Mas, por 429 euros, estou disposto a aceitar o compromisso!

Sem comentários :

Enviar um comentário