14 agosto, 2015

Bulova Accutron II

Bulova Accutron II
Fundada em 1875 nos Estados Unidos, a Bulova faz parte do grupo japonês Citizen desde 2008, embora mantenha uma linha de produtos com identidade própria, como aliás é habitual nas sub-marcas do grupo.

anteriormente falei aqui de vários modelos da marca, todos eles com uma boa relação preço/qualidade, que é também algo que encontramos aqui neste Accutron II com a referência 96B210. Já vamos ao movimento, que é uma das particularidades deste relógio, mas gostaria de começar pelo desenho global do relógio: este é um dos raros casos em que estamos na presença de um relógio que pode ser usado em praticamente qualquer circunstância.

O mostrador simples e legível, a elegante caixa de 43mm, a bracelete em aço – tudo aqui nos permite olhar para o modelo quer do ponto de vista de um moderno dress watch como de uma máquina para usar todos os dias, ou até mesmo para dar um mergulho – a caixa é estanque até 20 atmosferas (200 metros) e o bisel interno é rotativo com coroa própria. As coroas são de rosca e o fundo é igualmente roscado.

A verdade é que é raro encontrar um relógio com um desenho tão equilibrado que nos ofereça uma máquina capaz de desempenhar o seu papel de forma perfeita nas mais diversas condições. Em termos de acabamento, diria que apenas lamento a falta de um vidro de safira – o que aqui temos é vidro mineral curvo – mas pelo preço que a marca pede, também seria pedir demais.

Quanto ao movimento, este é um relógio de quartzo mas diferente de todos os outros. A tecnologia Accutron utiliza um oscilador UHF (Ultra Alta Frequência) de 262 kHz (contra 32 kHz nos quartzo tradicionais) que permite um deslocamento absolutamente suave e contínuo do ponteiro dos segundos – enquanto no quartzo tradicional há um movimento passo-a-passo (o ponteiro salta de segundo a segundo), aqui ele desliza suavemente sem quaisquer “saltos” percetíveis; um movimento ainda mais suave do que num relógio mecânico. De acordo com a Bulova, o movimento Accutron é também muito mais preciso do que os movimentos de quartzo convencionais.

Este movimento exclusivo da marca é claramente um valor acrescentado ao relógio, que mesmo assim se consegue apresentar com um PVP bastante razoável, inferior a £300 – encontrei-o na Amazon UK por £295 + portes para Portugal. Edit 30/11/2020: Infelizmente, este modelo já não se encontra disponível, nem mesmo na Amazon. Se, no futuro, a Bulova voltar a relançar este modelo, farei um novo post.

1 comentário :

  1. Pergunto se haverá outras marcas que utilizem movimento quartzo com o "oscilador UHF"?

    ResponderEliminar