12 agosto, 2015

Certina DS Powermatic 80

Certina-DS-Powermatic-80

Garante-me o meu amigo Fernando Correia de Oliveira, que de relógios sabe muito mais do que eu alguma vez poderei vir a saber, que há uma tendência da indústria para duplicar a autonomia dos relógios automáticos (que hoje anda entre e 38 as 42 horas no caso da maioria dos calibre suíços e japoneses mais comuns) para as 80 horas. A ideia é a de que podemos trocar de relógio a meio de sexta-feira e, quando o voltarmos a colocar no pulso, mesmo que tenhamos entretanto chegado a meio da segunda-feira seguinte, o relógio ainda não parou.

Muitos das manufaturas mais prestigiadas seguiram já este caminho desde há algum tempo – até porque se trata de um importante elemento de diferenciação – mas a sua implementação em movimentos mais acessíveis não é tão fácil. Ou, por outra palavras, é mais difícil de implementar mantendo o preço baixo. Neste sentido, não é de estranhar que seja o Grupo Swatch a mostrar novamente o caminho ao resto da indústria. Primeiro, em 2012, por intermédio da Tissot e dos primeiros modelos baseados no movimento Powermatic 80 e, mais recentemente, com o Sistem 51 (reserva de marcha de… 90 horas!) que, não sendo algo que me agrade, é sem dúvida um tour de force tecnológico e que prova que é possível implementar esta funcionalidade mesmo num price point muito baixo.

O relógio que vos trago hoje é também de uma marca do Grupo Swatch, a Certina, e que utiliza também o já referido movimento Powermatic 80 introduzido inicialmente pela Tissot no final de 2012.

Trata-se de um elegante dress watch com  a referência C026.407.16.087.00 e que é um entre as sete variantes da gama DS da marca suíça. O desenho do mostrador é muito elegante, com a conjugação de numerais apenas às 12, 3 e 9 horas e índices aplicados nas outras posições, e janela de data às 6H00. Nesta variante gosto sobretudo da conjugação do mostrador preto com a bracelete castanha (que não fica bem em todos os relógios) e o contraste com a caixa em aço inoxidável polido.

Esta é uma caixa com 40mm de diâmetro – uma medida segura num dress watch – com resistência à água de 10 atmosferas (100 metros) e vidro de safira antirreflexo.

O preço, na Amazon alemã, é de uns interessantes €535, o que não me parece excessivo para este nível de execução e, sobretudo, tendo em consideração a exclusividade do movimento usado.

Edit 30/11/2020: Este modelo já não se encontra disponível. Mas há um muito parecido na gama DS atual. Pode ser encontrado na Amazon Espanha.

Sem comentários :

Enviar um comentário