01 julho, 2020

Junghans FORM C Chronoscope


Apercebi-me agora de que nunca falei da Junghans neste blog. E não consigo encontrar uma boa razão... Especialmente quando a marca alemã tem no seu catálogo modelos como este belíssimo cronógrafo Form C (ainda que a marca goste de chamar "Chronoscope" aos seus cronógrafos.)

É verdade que é "só" um modelo de quartzo; e que não é assim tão barato como isso (para um relógio de quartzo). Mas acho que ainda o posso considerar B3!

A sua principal característica é o que podem ver na foto: o desenho do mostrador é simplesmente fantástico, com uma estética minimalista e funcional de que gosto muito. Existem várias variantes deste modelo, com braceletes em pele e mostrador em branco e com um desenho ligeiramente diferente. Mas este, com mostrador preto e bracelete em malha milanesa, é o que me leva a pensar que estou na presença do meu próximo relógio.

A caixa, em aço, tem uns consensuais 40mm e resistência à água de apenas 5 atmosferas, mas oferece-nos o luxo do vidro de safira a proteger o mostrador.

O movimento usado, ao qual a Junghans chama J645.85, é, na verdade, um Ronda 3520.D, muito popular em cronógrafos de quartzo de dezenas de marcas. A principal característica deste movimento é o facto de usar apenas dois sub-mostradores mas, naquele que encontramos às 12h00, encontrarmos dois ponteiros: um para contagem de segundos (pequenos segundos) e outro para o contador de 12 horas.

Isto possibilita oferecer as mesmas funcionalidades de um cronógrafo convencional de 3 sub-mostradores mas apenas com dois, melhorando assim a estética geral do mostrador.

Quanto ao preço. Não estou certo de qual é o preço "oficial" deste modelo, mas encontro-o com frequência como sendo da ordem dos 595 dólares. Encontrei-o na Amazon Espanha por 499 euros

2 comentários :