30 setembro, 2020

Citizen Calandrier BU2023-04E

 


Depois de um cronógrafo mecânico de fabrico chinês, trago-vos hoje outro relógio asiático mas que não podia ser conceptualmente mais diferente: um moderno dress watch multifunções da Citizen com movimento de quartzo alimentado pela luz.

Efetivamente, os três sub-mostradores podem sugerir estarmos na presença de um cronógrafo, mas não. Este é um relógio com calendário multi-funções (daí o nome "calendrier") com uma elegante implementação da leitura analógica no caso dos sub-mostradores às 6 e às 9 horas: os pequenos ponteiros têm duas pontas de comprimento diferente, os quais apontam para os valores dentro de duas escalas concêntricas que ocupam apenas metade das respetivas circunferências.

No caso do sub-mostrador às 6 horas, a indicação é de dia/noite/24 horas; na posição das 9 horas, temos a indicação do dia da semana. O dia do mês fica a cargo do sub-mostrador às 3 horas. Os ponteiros têm tratamento luminescente para visibilidade no escuro.

Além disso, este é também um relógio que indica as "horas do mundo" de forma elegante, através de uma escala interior concêntrica à das horas, com a indicação (em abreviatura de três letras) das cidades  correspondentes aos principais fusos horários, cuja rotação é controlada através da coroa às 4 horas.

Apesar de eu normalmente não gostar de caixas douradas, esta parece-me bastante bonita e, em conjugação com a bracelete de pele castanha, torna o relógio bastante dressy e elegante.

A caixa, com resistência à água até 100 metros, tem um diâmetro de 44mm mas, infelizmente, não temos direito a vidro de safira, apenas a vidro mineral. O preço de referência (site da marca no Reino Unido) é de 269 libras.

Sem comentários :

Enviar um comentário