15 outubro, 2014

Movimento cronógrafo automático SII (Seiko) NE88


Estará o mundo (da relojoaria) preparado para um novo movimento cronógrafo automático? A Seiko, através da sua subsidiária Time Module julga que sim e não deixa créditos por mãos alheias com o novo calibre SII NE88.

O mecanismo é considerado tecnicamente superior ao popular ETA Valjoux 7750 – o que também não é de estranhar, porque o calibre suíço foi lançado há... 40 anos! É que longe de se tratar de um movimento para atacar o ETA 7750 em termos de preço, o NE88 distingue-se pela sua precisão e conceção sofisticada: roda de coluna e embraiagem vertical para controlo do movimento do cronógrafo, movimento high beat com 28.800 vibrações/hora (4 Hz), 34 rubis, data, reserva de marca de "mais de 45 horas" e paragem de segundos.

Uma vez que é produzido pela divisão OEM da Seiko, iremos certamente encontrá-lo em breve em cronógrafos automáticos de diversos fabricantes. A começar pela Vostok Europe, que fez um acordo com a SII para ser a primeira marca a usar o novo movimento. O relógio que terá a honra de pioneiro será o novo Mriya, uma gama criada para celebrar os 10 anos da marca lituana.

Este modelo terá três variantes, todas baseadas numa caixa em aço com uns generosos 50 mm de diâmetro e resistência à água até 200 metros: um cronógrafo com este movimento NE88, um "três ponteiros" mais convencional que utilizará o movimento automático SII NH35, e um modelo ana-digi (o primeiro da Vostok Europe) com um novo movimento do fabricante suíço ISA.

A gama Mriya será lançada ainda no Outono de 2014 (a tempo de comemorar o 10.º aniversário da empresa) mas só estará disponível no mercado durante o próximo ano. Voltaremos a este assunto quando estes novos Vostok Europe chegarem a Portugal.

3 comentários :

  1. Saudações.
    Belo relógio...mas não quererá dizer 8 Hz?
    Continuação deste excelente blog...

    ResponderEliminar
  2. Peço desculpa pelo comentário anterior...esqueci-me de dividir por dois...é que em horologia, uma vibração é uma semi oscilação. Na verdade as duas palavras, oscilação e vibração, em física, significam o mesmo e daí resultou o esquecimento.

    ResponderEliminar
  3. É verdade. E se lhe disser que também eu, em tempos, fiz um comentário exatamente com o mesmo teor num blog de relojoaria – e foi-me explicado precisamente isso? Abraço!

    ResponderEliminar