24 abril, 2014

Oris Calibre 110

oris-110-year-LE-calibre-110-01[1]

São poucos os relógios bons, bonitos mas caros que chamam a minha atenção. Na maioria dos casos, olho para eles e não consigo ultrapassar o facto de o seu preço me parecer perfeitamente excessivo perante relógios muitas vezes semelhantes (e até mais bonitos, para o meu gosto) por preços bem mais razoáveis.

Contudo, este Oris, claramente na categoria dos relógios de preço elevado (€4.450) chamou-me a atenção pela sua originalidade mecânica e estética. Segundo o fabricante suíço, o Oris Calibre 110 é uma peça criada para assinalar o 110.º aniversário da marca, e o seu nome advém do calibre do mesmo nome, o primeiro movimento desenvolvido “em casa” desde há 35 anos.

Trata-se de um calibre de corda manual com segundos descentrados às 9h00 que apresenta uma reserva de marcha de 10 dias e indicador de reserva de energia não linear patenteada. O resultado é um relógio extremamente elegante e discreto, com um mostrador original criado a partir de uma caixa em aço com 43mm protegida por vidro de safira. O mesmo tipo de vidro é também usado no fundo da caixa para visualização do movimento.

A Oris criou um total de 220 peças deste Calibre 110: 110 deste modelo concreto e outras tantas de uma variação com caixa em ouro rosa de 18K – uma peça ainda mais cara, com um PVP de referência de €11.900.

Sem comentários :

Enviar um comentário