10 julho, 2014

Steinhart Marine Chronograph

10341424_704662389576526_4830055968880383518_n[1]Já aqui referi por várias vezes que o problema do movimento ETA “Valjoux” 7750 na sua implementação mais comum (com dia e data às 3H00) tende a dar origem a belíssimos cronógrafos… mas com uma estética muito semelhante entre si.

Por isso, sempre que encontro um desenho ou uma variação um pouco diferente, faço questão em assinalá-la – tanto mais quanto, neste caso, se trata de uma peça com um preço inferior a €900, algo difícil de encontrar em relógios equipados com este movimento.

A marca que uma vez mais nos traz um cronógrafo baseado no Valjoux 7750 por um preço mais do que razoável é a Steinhart. Trata-se de um novo relógio, designado simplesmente Marine Chronograph e que oferece – para o meu gosto, claro – uma estética original e belíssima.

O aspeto mais genial do mostrador é o ponteiro de segundos em forma de agulha de bússola às 9H00, que efetivamente transforma o que podia ser “mais um” cronógrafo automático num relógio original e extremamente elegante. A Steinhart explica que a ideia foi a de prestar uma homenagem aos cronógrafos de marinha originais, criados no final do século XVIII por John Harrison.

A execução inclui caixa em aço com 44mm de diâmetro, mostrador com vidro de safira, fundo em vidro para observação do movimento, rotor do movimento trabalhado e ponteiros em esmalte azul. Só lamento que, dadas as reminiscências marítimas, a Steinhart não tenha criado uma caixa com uma resistência à água superior – 5 ATM (50 metros) era o que esperaríamos de qualquer implementação do movimento num relógio sem estas pretensões.

No entanto, o preço €870, a partir do site do fabricante alemão, faz-nos esquecer tudo o resto. Este é, sem dúvida, mais um produto vencedor da Steinhart.

Sem comentários :

Enviar um comentário