08 dezembro, 2014

Seiko Automatic SARG011


Enquanto a maioria das marcas europeias se concentra em determinados tipos de relógios e mantém uma gama razoavelmente limitada, os principais fabricantes japoneses (Seiko, Citizen, Casio...) oferecem um leque extremamente alargado de modelos – quer ao nível de variantes, tipos, tecnologias e preços.

A Seiko será talvez a que leva esta ideia mais ao extremo, com relógios extremamente baratos (já sem falar das sub-marcas do grupo ainda mais acessíveis, como a Pulsar ou a Lorus) e uma gama premium sob a forma dos Grand Seiko.

Este modelo que vos trago hoje é um relógio automático de preço relativamente moderado (cerca de €350) mas de execução extremamente cuidada – incluindo fundo em vidro para observação do movimento e mostrador protegido com vidro de safira ligeiramente convexo.

O movimento automático utilizado é o moderno Seiko 6R15, com data, que funciona a 21.600 alternâncias por segundo hora (3 Hz) e que aceita também corda manual (útil para rapidamente criarmos reserva de marcha). Além disso, é também um movimento com paragem de segundos, isto é, ao puxarmos a coroa para fora, o ponteiro dos segundos é parado, de forma a facilitar o acerto da hora.

A caixa, em aço, tem 40,3 mm de diâmetro e resistência à água até 10 atmosferas (100 m). O desenho do mostrador fica algures entre o de um dress watch e um relógio tipo aviador, com numeração árabe nas horas pares e índices nas horas ímpares – e todos eles, juntamente com os ponteiros, tratados com material luminescente para visibilidade no escuro. A bracelete, em pele preta, tem um fecho tipo borboleta.

Um teste a este modelo, com muitas fotos, pode ser encontrado aqui.


2 comentários :

  1. Parabéns pelo blog...gosto imenso do seu bom gosto por relógios Identifico-me muito com as suas escolhas.
    Quando refere 21600 alternâncias por segundo, quer dizer 21600 alternâncias por hora...certo?
    Obrigado, mais uma vez, por partilhar estas belissimas peças.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tem toda a razão (texto editado entretanto)!

      Eliminar