29 dezembro, 2014

Vostok Europe Gaz 14 Limousine Dual Time

 
 

A Vostok Europe é uma das marcas em que praticamente todos os modelos se encaixam no meu conceito B3. Infelizmente, a utilização generalizada de caixas de grande diâmetro significa que não encaixam no meu pulso: neste momento estou a usar um Junkers 6218-2 com 42 mm de diâmetro e acho que este é o limite... pelo menos enquanto não me habituar, claro, e começar a olhar para relógios maiores! ;-)

Este Gaz 14 Limousine Dual Time, com a referência 2426-5602059, cujo mostrador tem "apenas" 43mm de diâmetro, é um dos mais pequenos relógios da extensa gama da marca lituana e, além disso, tem um desenho elegante e simples que me agrada bastante.

Trata-se de um relógio baseado num movimento automático russo Vostok 2426 numa configuração com data às 6H00 e "dual time", ou seja, a exibição de dois fusos horários (é para isso que serve o ponteiro com uma pequena seta que na foto aponta para as 5H01). Uma segunda coroa às 2H00 permite o acerto livre do segundo fuso horário.

Este movimento pertence à categorial "Automatic Precision" da empresa russa. Funciona a 19.800 A/h (2,75 Hz) e tem uma construção cuidada, na qual foram utilizados nada menos de 32 rubis.

A caixa em aço tem revestimento PVD negro, o que pode ser verificado observando as asas que seguram a pulseira em pele, que contrasta com o bisel prateado. A estanquidade é de 5 atmosferas (50 metros).

O mostrador tem um desenho interessante, com índices nas 12 posições horárias e numerais árabes numa escala secundária de 24 horas. Os índices e os ponteiros teem visibilidade noturna através da aplicação de material luminescente. O vidro do mostrador é mineral e o fundo da caixa é igualmente em vidro, para observação do movimento.

O preço de referência em Portugal, através do distribuidor, é de apenas €274, um valor muito bom para um relógio automático com funcionalidade de duplo fuso horário.

Sem comentários :

Enviar um comentário