30 outubro, 2015

AVI-8 Lencaster Bomber AV-4038-01

AV-4038-01_1024x1024
A Avi-8 é uma marca inglesa de relógios cujos modelos são inspirados pelas glórias da aviação britânica da Segunda Guerra Mundial (e não só): Hawker Hurricane, Hawker Hunter, Hawker Harrier, Supermarine Spitfire, Hawker Typhoon e Curtiss Tomahawk. Edit 29/11/2020: Algumas das coleções, incluindo esta Lencaster Bomber, já não se encontram disponíveis. Veja as atuais aqui.

Claro que estamos a falar de uma marca recente e contemporânea e não de alguém que andou anos a produzir relógios para pilotos de aviões! Mas a Avi-8 parece levar a sério a ligação dos seus modelos com os aviões que os inspiram, razão pela qual recebe o meu respeito. É o caso deste modelo, da gama Lencaster Bomber, com a referência AV-4038-01. Trata-se de um relógio automático com um movimento que a marca diz ser de origem japonesa mas sem indicar mais detalhes (o que significa que terá origem Citizen/Miyota ou Seiko/SII) com uma execução original de belo resultado.

A partir de uma caixa em aço com uns generosos 48 mm, a Avi-8 incorporou detalhes que me parecem muito interessantes. A começar no desenho do mostrador que, para se aproximar mais ao dos instrumentos dos bombardeiros, utiliza uma escala horária em que o 12 foi substituído pelo algarismo 0. Depois, quer o desenho dos numerais, quer dos ponteiros, é claramente reminiscente dos indicadores analógicos que encontramos nos painéis de instrumentos; e o sub-mostrador de 24 horas às 10h30 utiliza ponteiros em forma de hélice.

Mas a pièce de resistance é a enorme lente sobre a janela de data às 6 horas, que a Avi-8 afirma ser uma homenagem às torres de defesa dos bombardeiros, que possuíam um canopy em forma de bolha.
A tampa traseira da caixa, aparafusada, é gravada com um desenho estilizado do bombardeiro Lencaster e possui uma janela em forma de meia-lua para observação do movimento.

A gama tem diversas variantes, que podem encontrar na página desta coleção. Esta, em particular, tem um preço de referência de £440 (preço a partir do website da marca, sem portes).

Sem comentários :

Enviar um comentário