04 julho, 2022

Citizen Promaster: O "outro" diver japonês

 

Quando se fala em relógios de mergulho automáticos japoneses, pensamos quase imediatamente na Seiko ou na Orient (comprada pela Seiko em 2008). Mas a Citizen tem também uma longa tradição de divers, nomeadamente na sua coleção Promaster.

Atrevo-me a dizer que uma das razões para este "esquecimento" por parte dos entusiastas se prende com o facto de a Citizen apostar bastante mais nos relógios com movimentos de quartzo do que nos mecânicos. No entanto, há abundantes exemplos de Citizen Promaster com movimentos automáticos, de que este modelo NY0084-89E é um excelente exemplo.

O que temos aqui são todas as características de um bom relógio de mergulho, caso da resistência à água até 200 metros (certificação ISO 6425) e do bisel rotativo unidirecional, mas também outras que lhe dão a flexibilidade para ser usado como um relógio desportivo e diversas outras ocasiões – nomeadamente a data e hora às 3h00 e a bracelete em aço.

O movimento usado é o Citizen 8204 que, ao contrário de outras propostas mais básicas da marca, oferece corda manual (isto é, além de ser automático, podemos dar corda para termos de imediato uma reserva de marcha significativa) e paragem de segundos (hacking), que para o ponteiro dos segundos quando a coroa é puxada para fora, facilitando assim o acerto da hora.

A execução como o bisel verde é particularmente bonita (para o meu gosto, claro), com um belo contraste através do mostrador preto e dos índices brancos com superluminova para visualização no escuro. A coroa às 8h00 é um detalhe que oferece mais conforto, evitando que a cora se "crave" no pulso. No entanto, ao contrário de outros modelos da gama Promaster, este nem é um relógio muito grande (42mm de diâmetro), pelo que acaba por ser mais um detalhe de design (que me agrada...) do que algo efetivamente útil.

Por falar em detalhes, outro que me agrada é o formato exterior do bisel, com seis zonas serrilhadas, que se alternam com partes lisas e cujo desenho a Citizen diz ter sido inspirado pelas linhas do peixe-balão (ou fugu, que é o seu nome no Japão). Só uma nota para dizer que o vidro que protege o mostrador é mineral e não de safira, como acontece no novo NY0151-59X – que além de ser maior (44m) é também bastante mais caro! ($595).

Ao contrário da gama Prospex da Seiko, que nos últimos tempos disparou em preço, este Promaster é bastante acessível. O seu preço de referência, no site da marca em Portugal, é de 248€, mas pode ser encontrado na Amazon Espanha, já com portes, por apenas 170€ – um valor que consegue ser ainda inferior ao do Orient de que falei há dias!


Sem comentários :

Enviar um comentário