13 dezembro, 2015

Seiko Sportura SRG019P1

Os movimentos Kinetic começaram por ser a ideia da Seiko de conjugar a precisão do quartzo com a energia gerada por um rotor como nos movimentos automáticos. Hoje, várias iterações depois da implementação original (a marca japonesa apresentou a sua criação na feira de Basileia no longínquo ano de 1986) é até possível usarmos a coroa para gerar energia – tal como fazemos com um relógio automático também capaz de receber carga manual!

É esse o caso deste Seiko Sportura equipado com um movimento Kinetic Direct Drive. Além de gerar energia para alimentar o movimento de quartzo através de um rotor que gira com o movimento do pulso – como nos movimentos mecânicos automáticos – também consente ser “carregado” através do movimento da coroa.

Este modelo, com a referência SRG019P1, utiliza o calibre 5D22 da Seiko, o qual oferece uma autonomia de 30 dias – interessante quando sabemos que as implementações originais dos primeiros Kinetic não iam além dos 3 dias. O indicador “Direct Drive” às 9h00 dá-nos não apenas a leitura da reserva de marcha, mas também o estado da geração de energia e quantidade de energia gerada.

Todo o relógio é do meu agrado, com proporções muito boas e um desenho simples e elegante. A caixa em aço tem 45mm de diâmetro e uma resistência à água até 100 metros, o que justifica de alguma forma a presença de um bisel para controlo de tempo de mergulho. O mostrador é protegido por vidro de safira antirreflexo; a bracelete em aço possui um fecho tipo borboleta de desencaixe rápido com dois botões de mola.

O preço de referência, no website britânico da Seiko, é de £499. Contudo, encontrei-o à venda na Amazon espanhola por bastante menos: cerca de 510€, o equivalente a £370.

6 comentários :

  1. Boa noite!
    Tendo em atenção os preços através do seu familiar, pode-me indicar se os deste site: http://www.relojes-especiales.com/app/compraventa/?ID_TIENDA=4
    se poderão considerar também bons preços?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só o António é que poderá avaliar.
      Por aqui limitamo-nos a ver os preços de referência (no website doas marcas) e depois tentar encontrar mais barato. Tudo o que seja abaixo do preço de referência é um bom preço! :-)

      Eliminar
    2. A questão sobre os preços era para o comentário do Rui Pereira, sobre os preços que consegue através do seu familiar.

      Eliminar
  2. Por favor, podem-me informar se o bisel deste Sportura roda, ou se está fixo?
    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá António.
      O bisel é de facto rotativo.
      Boas compras!

      Eliminar
  3. Anda por aqui uma dúvida, sobre se o bisel é fixo ou rotativo! Pode-nos esclarecer, definitivamente?

    E esta questão também era para si:
    Tendo em atenção os preços através do seu familiar, pode-me indicar se os deste site: http://www.relojes-especiales.com/app/compraventa/?ID_TIENDA=4
    se poderão considerar também bons preços?
    Obrigado.

    ResponderEliminar