16 março, 2017

Orient Multi Year Calendar

Orient-Multi-year-Calendar-FEU07005BX

Já há uns tempos que não vos trazia aqui um Orient e este modelo é surpreendentemente original, bonito e… barato!

Como o nome indica, estamos na presença de um relógio com calendário para múltiplos anos – algo que é fácil (e barato) de implementar num movimento de quartzo mas que é raro de encontrar em modelos mecânicos a preço acessível.

A imagem vale mais do que mil palavras e não me quero alongar muito na descrição deste relógio, até porque encontram aqui uma muito boa análise mais pormenorizada feita por quem efetivamente teve o relógio nas mãos, o que não é o meu caso!

A caixa, em aço, é relativamente grande, com os seus 44 mm de diâmetro, mas o tamanho é fundamental para dar legibilidade às funcionalidades do calendário. Este funciona através de discos controlados por um poussoir às 2h00 e uma coroa adicional às 4h00; até 2024 – incluindo anos bissextos – o mostrador irá exibir corretamente todos os dias de cada mês do ano e basta acionar o botão às 2h00 para fazer avançar o ano; depois dessa data, o relógio continua a funcionar, mas é preciso ter à mão um calendário de forma a poder acertar o relógio – ou seja, não há o perigo de este ficar obsoleto.

Como é habitual, deixei o melhor para o final: o preço. Existem diferentes variantes, com mostradores e braceletes de diferentes cores. O valor de referência para este relógio anda algures entre os 300 e os 400 euros, o que é desde logo razoável para um relógio mecânico com este nível de complicações.

Contudo, encontrei esta referência específica, em preto, à venda na Amazon Espanha, numa loja que envia para Portugal, por apenas 180€! (160 +20 de portes). Há por lá outras variantes, mas um pouco mais caras (ainda assim abaixo do valor de referência), como por exemplo aqui (branco), aqui (preto/dourado) e aqui (azul). Boas compras!

Sem comentários :

Enviar um comentário