10 novembro, 2017

Seiko Prospex SRPB51K1

A Seiko tem uma longa tradição no campo dos relógios de mergulho e este novo Prospex com a referência SRPB51K1 é um excelente exemplo do melhor que a marca japonesa é capaz de produzir.

Ao contrário de alguns outros dos seus modelos de mergulho, com uma execução mais utilitária e menos elegante, este é um relógio que podemos encarar perfeitamente como algo a usar diariamente, pelo que não admira que a Seiko o tenha proposto como candidato a Relógio do Quotidiano do grande Prémio de Relojoaria promovido pelo Anuário Relógios & Canetas e pelo jornal ECO.

Enquanto a Briston concorre a esta mesma categoria com um relógio que parte de um conceito mais lifestyle para oferecer resistência à água até 200 metros, este modelo foi claramente concebido com a intenção de se assumir como relógio de mergulho.

A caixa de aço tem 43,8mm, o que a deixa já um pouco no limite para quem possua pulsos um pouco mais finos, mas a forma como a bracelete, também em aço, foi integrada contribuem para dar alguma elegância ao conjunto. O mesmo pode ser dito em relação à coroa de rosca, protegida e com acabamento texturado, e ao já referido bisel de controlo do tempo de mergulho, igualmente bem integrado na caixa e com um rebordo apenas levemente dentado para facilitar o seu manuseamento.

A Seiko optou aqui por usar um movimento automático 4R35. Este é igual ao já nosso conhecido NH35A; a Seiko usa a designação 4R35 quando é utilizado nos seus próprios relógios; NH35A é a designação usada quando é integrado em relógios de outros fabricantes.

O mostrador retoma o desenho que também já tem sido usado pela Seiko noutros relógios de mergulho, com índices espessos (e luminescentes) e ponteiros clássicos, com o da horas em forma de seta pronunciada. O vidro do mostrador é mineral, tipo hardlex, semelhante em termos de resistência aos riscos ao K1.

O resultado é um relógio de mergulho equilibrado, pronto a ser usado no dia-a-dia e que pode eventualmente pecar, para alguns utilizadores, pelo seu formato um pouco grande (mas, para outros, poderá até ser o formato perfeito).

Resta o preço. O valor de referência da marca é de 460€, o que não me parece excessivo para o que é aqui oferecido. Contudo, o melhor é que é possível adquiri-lo por bastante menos: encontrei-o por 390€ na Amazon alemã, com envio para Portugal sem custos.

Edit 1/12/2020: Estes modelos subiram de preço desde o lançamento. Na Amazon Espanha custam agora mais de 500 euros

Este relógio é candidato a Relógio do Quotidiano para o Grande Prémio de Relojoaria. O público em geral pode votar aqui.

Sem comentários :

Enviar um comentário