09 dezembro, 2020

Orient RA-AC0H01L

 

Quem segue este blog sabe que gosto bastante dos relógios fabricados pela Orient, a empresa que desde há alguns anos foi comprada e integrada no grupo Seiko, mas que tem sabido manter a sua própria identidade e canais de comercialização independentes.

Até agora, os relógios da marca de que tenho falado têm sido sobretudo dress watches e relógios de mergulho. O modelo que hoje vos trago é completamente diferente: um verdadeiro relógio de "piloto" com mostrador tipo B, ou seja, no qual a escala principal é a dos minutos/segundos e não a das horas.

Este modelo é a referência RA-AC0H01L, que faz parte da gama Sports da marca japonesa, e ostenta uma caixa em aço com 42,4mm de diâmetro, resistência à água até 100 metros e uma execução que inclui bracelete também em aço e vidro mineral. 

Trata-se de um modelo que utiliza o movimento Orient com a referência F6722, também usado noutros relógios da marca, como é o caso do popular Bambino, e que oferece a possibilidade corda manual bem como paragem de segundos (hacking) para facilitar o acerto da hora.

Como se vê pela foto, o mostrador é muito bem desenhado e legível, com fundo azul, ponteiros e numerais brancos aos quais foi aplicado material luminescente (superluminova). A única descontinuidade no desenho surge através da janela para exibição da data às 3 horas. Apesar de reconhecer que este é uma decisão que contribui para um desenho um pouco menos "limpo", a verdade é que, pelo menos para mim, a presença da data num relógio é bastante importante.

Existem três outras variantes deste relógio: uma com caixa em PVD negro e bracelete tipo NATO da mesma cor; uma variante com caixa em aço, mostrador preto e bracelete em pele da mesma cor; e uma variante -- provavelmente a mais clássica para este tipo de relógios -- com um mostrador bege e bracelete em pele castanha.

O preço de referência é de 330 dólares para o modelo da foto, de $335 para o modelo com PVD preto, e de $310 para os restantes. Na Amazon Espanha, o modelo com bracelete em aço custa menos de 180 euros!, mas existem vários outros modelos semelhantes a preços mais acessíveis, incluindo modelos da marca com movimento de quartzo.

Sem comentários :

Enviar um comentário