14 de abril de 2021

Pulsar PM3175X1

 


 
Os cronógrafos são os relógios que têm, aqui no blog, mais leitura. Sempre que faço um artigo sobre um cronógrafo, é certo e sabido que as visitas aumentam. E, de facto, existe algo de mágico nestas máquinas com os seus poussoirs adicionais e sub-mostradores para contagem de tempos intermédios.

Nem todos são bem conseguidos, mas quando o são, o resultado é semelhante a este Pulsar de inspiração militar: equilibrados, com grande legibilidade e um resultado harmonioso.

A Pulsar, como sabemos, é uma das marcas low cost do grupo Seiko (a outra, ainda mais acessível, é a Lorus). O modelo que hoje vos trago é a referência PM3175X1, com um preço de referência em torno dos 120 dólares mas que se encontra à venda na Amazon Espanha por menos de 90 euros.

O relógio tem uma história interessante, que eu desconhecia, e que descobri no fórum DezDez. Trata-se, na verdade, de uma edição baseada numa série especial que a marca fez para a RAF, com a referência PJN299 e que se encontra esgotada desde há muito. E digo "edição" e não "reedição" porque este novo cronógrafo é diferente daquele que lhe serviu de inspiração, nomeadamente no desenho do mostrador (os numerais são maiores neste novo modelo) e dos ponteiros. Apesar de haver quem pense o contrário, eu até acho esta reedição mais bonita do que o relógio original (a verdadeira reedição do modelo da RAF será este, com a referência  PM2139X1).

As especificações são idênticas entre ambos os modelos: movimento de quartzo (claro, a este preço, seria impossível o contrário!), complicações de cronógrafo e data às 3h00, caixa em aço com 42mm de diâmetro, resistência à água até 100m e vidro mineral. Os numerais e os ponteiros têm luminescência no escuro. A bracelete, de estilo militar (mas que não é tipo NATO) é de nylon, o que reforça o caráter utilitário da peça.

O mostrador é preto, mas existe uma variante em mostrador azul escuro e preço ainda inferior, com a referência PM3177X1

Sem comentários :

Enviar um comentário