08 abril, 2021

Mondaine Stop2Go MST.4101B.LB

 

Já aqui falei da Mondaine por diversas vezes. Mas, confesso a minha ignorância, só agora me apercebi de que deixei passar ao lado aquele que é o modelo mais interessante da marca, o Stop2Go. É um relógio que, tendo um movimento de quartzo, vale bem os quase 600 euros pedidos, dada a sua originalidade e funcionalidades únicas num mercado repleto de cópias de cópias...

Na gama da marca suíça, este modelo é dos que oferece menos complicações: apenas horas, minutos e segundos. No entanto, é também aquele que se pode considerar como verdadeiro herdeiro dos relógios dos caminhos de ferro suíços, uma vez que não só o desenho é idêntico, mas a funcionalidade também.

Como?, perguntar-me-ão? Através da função que dá o nome a este modelo: o ponteiro dos segundos demora 58 segundos a dar uma uma volta completa ao mostrador; depois, ao chegar à posição das 12h00, faz uma pausa de dois segundos e, ao avançar para as 12h00m01s, o ponteiro dos minutos (que, durante 58 segundos não se moveu um décimo de milímetro sequer), avança de forma visível para o minuto seguinte! Se não percebeu o que acontece através da minha descrição, sugiro que veja este vídeo no YouTube.

Além disso, o movimento do ponteiro dos segundos tenta imitar o movimento suave através do mostrador do relógio original, movendo-se ao ritmo de quatro "tics" por segundo. O movimento é criado in house pela Mondaine, com a designação Stop2Go 58-02, e inclui dois motores independentes, um para as horas/minutos e outro para os segundos. O elevado consumo de energia que isto implica foi compensado pela utilização de uma bateria de lítio de elevada capacidade, com autonomia para 3 anos. 

Esta funcionalidade peculiar deu origem a outra idiossincrasia deste modelo, que é a forma da coroa, a qual não possui uma forma circular nem sequer roda como uma coroa normal. 



Uma vez mais, o vídeo que linkei acima mostra como é que o relógio é operado e como funciona esta coroa.

Uma última originalidade que, creio, é igualmente única no mercado, é a luminescência do escuro. Uma vez que o mostrador é branco e os ponteiros e índices são pretos, poderíamos imaginar que essa luminescência se faria através da uma funcionalidade tipo "full lume", em que o mostrador é todo ele luminescente e a leitura no escuro é feita por contraste. Mas não. A Mondaine pensou efetivamente "fora da caixa" e colocou o lume por baixo (!) dos ponteiros... O "carregamento" do material luminescente faz-se através do reflexo da luz no mostrador branco e, à noite, os ponteiros brilham de baixo para cima. Genial!

O resto da execução é relativamente normal. A caixa, em aço, tem 41mm de diâmetro e resistência à água praticamente inexistente (3 ATM), a bracelete é em pele preta (existe uma variante com bracelete vermelha) e o vidro é de safira com revestimento antirreflexo.

A Mondaine produz também um relógio de parede "smart" com a funcionalidade Stop2Go. Tem 25 cm de diâmetro e pode ser acertado através do smartphone, com ligação Bluetooth. O preço é de 294 francos suíços. 

Sem comentários :

Enviar um comentário