28 de abril de 2021

Botta UNO Quartz 40mm: o dress watch perfeito?

 

A maioria dos visitantes deste blog já deve ter pelo menos ouvido falar dos relógios MeisterSinger, provavelmente os mais populares fabricantes de modelos de um só ponteiro. Contudo, e se vos disser que os verdadeiros inovadores do conceito (na sua implementação moderna, visto que os relógios de um só ponteiro precedem os de dois ponteiros a que estamos habituados!) são uma outra empresa alemã, de nome Botta Design?

Pois é, as aparências iludem e, nos negócios (da relojoaria em particular, mas também de todos em geral) chegar primeiro nem sempre é garantia de sucesso. A verdade é esta: a MeisterSinger foi fundada em 2001 e o primeiro relógio de pulso de um só ponteiro da era moderna foi lançado em 1986 pela Botta Design – o UNO.

Acresce que os MeisterSinger não são relógios B3 (custam todos mais de 1000 euros) enquanto os Botta, não sendo baratos, estão pelo menos disponíveis com versões de quartzo que os colocam ao alcance de uma audiência muito maior.

O UNO Quartz que hoje vos trago é uma peça de desenho extremamente depurado e com algumas características que o tornam no dress watch perfeito. Comecemos pela caixa, que é de titânio: com 40mm de diâmetro, há quem garanta (e eu estou do lado dessas pessoas...) que este é o tamanho perfeito para dress watch. Contudo, o tamanho não se mede apenas em termos de diâmetro e, aqui, este UNO também não deixa créditos por mãos alheias, uma vez que a caixa tem apenas 5,4mm de altura!

Outro aspeto do desenho que pode à primeira vista passar despercebido, é que o relógio não tem asas ("lugs") para segurar a bracelete, a qual é fixada na parte inferior da caixa:


O resultado é um relógio no qual o minimalismo não resulta apenas da utilização de um só ponteiro, mas do desenho em termos globais. Há detalhes que levaram esta ideia talvez um pouco longe de mais, com o é o caso da coroa, completamente lisa e que não deverá ser muito prática de usar. Contudo, este é um relógio de quartzo de um só ponteiro: tirando o momento de mudar a bateria (de 6 em 6 anos), quando é nos vamos ter de preocupar com o acerto!?

O movimento, como já disse anteriormente, é de quartzo, sendo neste caso entregue a um Ronda 1062 do qual apenas é usado o ponteiro das horas. Este é um movimento fabricado na Suíça e que, ao contrário do que muitas vezes sucede, é montado sobre uma base metálica e não de plástico, sendo também reparável. Na verdade, existem duas versões deste movimento, uma "Swiss Made" e outra "Swiss Parts", sendo a primeira de especificação mais elevada, e é essa que a Botta aqui usou.

O vidro é de safira e a resistência à água de 5 ATM. No total, tirando partido do facto de a caixa ser produzida em titânio (num total de 3 peças roscadas entre si), o relógio pesa apenas 32 gramas!

Existem versões com mostrador branco e preto, vendidas diretamente a partir do website da marca a 498€. Uma versão totalmente preta (caixa revestida a PVD) custa 548€. Não é barato, admito. Mas é um "monoponteiro" com pedigree e excelente design, pelo que acho que até se admite.

Sem comentários :

Enviar um comentário