19 de maio de 2021

Citizen Super Titanium NJ2180: um automático a preço de quartzo!

 

A Citizen é uma marca com lugar cativo aqui no blog, dada a sua enorme gama de relógios B3. Acontece que, ao contrário da Seiko, por exemplo, o que encontramos habitualmente na gama Citizen são modelos de quartzo, nomeadamente os que utilizam movimentos Eco Drive, ou seja, alimentados pela luz.

Contudo, na nova gama Super Titanium da marca (efetivamente composta, como é habitual, por modelos com movimentos de quarto) encontramos um dupla proposta com calibre mecânico automático: os modelos NJ2180 declinados nas variantes 89L, com mostrador azul (o da foto) e 89A, com mostrador em branco.

Em qualquer dos casos, estamos na presença de dois belíssimos dress watches, com dimensões corretas (caixa com 40mm de diâmetro) e vidro de safira. Ambos usam o movimento automático Citizen 8210 com data às 3h00, o qual é designação da marca para o popular Miyota 8215 que a Citizen vende para outras marcas.

Esta nova gama, como nome indica, consiste inteiramente em relógios com caixas e braceletes em titânio (em toda a gama, só existe um modelo com bracelete em pele). A Citizen explica também a razão pela qual chama à liga metálica que utiliza "super titânio": graças a uma tecnologia de produção própria, o titânio usado nestes relógios é 5 vezes mais resistente ao desgaste e, por isso, menos propenso a ficar facilmente riscado, mantendo o seu peso reduzido — cerca de 40% mais leve do que o seu equivalente em aço. Neste caso, o peso total deste relógio, com a bracelete em titânio, é de apenas 94 gramas.

O relógio, em si, é bastante simples, pese embora o resultado final seja bastante do meu agrado. A sua característica mais saliente consiste no mostrador com índice aplicados e cujo fundo, quer na versão em branco quer na azul, apresenta uma interessante textura raiada.

A caixa, com uma mera resistência à água de 3 atmosferas, oferece contudo fundo transparente para observação do movimento.

Resta-nos o preço. O valor de referência para este modelo é de 298€, um preço justo para o que aqui é oferecido e que é pouco superior ao de outras propostas similares na mesma coleção, mas que utilizam movimentos de quartzo. À data deste post, encontra-se à venda na Amazon Espanha por cerca de 280€.

Sem comentários :

Enviar um comentário