26 maio, 2021

Tissot Seastar 1000 POWERMATIC 80: um "diver" suíço B3

 

Os relógios de mergulho são uma das categorias mais populares entre os microbrands. Contudo, relógios como este Tissot Seastar 1000 tornam algumas propostas de valor difíceis de engolir.

Este é um relógio de uma marca suíça com grande tradição, fabricado na Suíça, com movimento suíço ETA Powermatic 80, vidro de safira e caixa em aço com elevada resistência à água... que custa menos de 700 euros (na Amazono PVP de referência é de 760€).

Depois, é também um relógio com uma estética própria, em vez de enveredar pelo caminho habitual das cópias mais ou menos conformes ao clássico Rolex Submariner. Na verdade, para o meu gosto, até prefiro este Tissot, não apenas nas proporções globais mas em detalhes como a janela de data às 6h00 (em vez de não ter data ou esta surgir às 3h00) que contribui para a simetria do mostrador mesmo oferecendo uma complicação útil para o dia-a-dia.

A caixa tem uma dimensão que está no limite para mim (43mm), mas tem uma espessura razoável para um relógio deste tipo (12,7mm) com resistência à água de 300m. O vidro que protege o mostrador é de safira e, no fundo, encontramos novamente vidro de safira para observação do movimento. A coroa, como sucede em relógios deste tipo, é naturalmente de rosca. O bisel, unidirecional, é em material cerâmico.

O já referido movimento Powermatic 80 é baseado no ETA 2824-2 e é usado pela marca também em dress watches. O número 80 refere-se às horas da reserva de marcha, conseguidas através da utilização de um tambor de corda melhorado e, infelizmente, pela redução da frequência de funcionamento de 4Hz para 3Hz.

Como disse no início, este é um relógio que se consegue comprar na Amazon Espanha por menos de 700€. Para o que nos é aqui oferecido e tendo em conta o habitual nível de execução da marca, é difícil não olhar para ele como uma excelente proposta B3.

Sem comentários :

Enviar um comentário