06 maio, 2015

Seiko 5 Sports Explorer SSA205K1

Já por várias vezes fiz aqui referência aos lendários Seiko 5, uma das melhores relações preço/qualidade do mundo dos relógios mecânicos. E que, ainda por cima, passaram recentemente a utilizar movimentos mais refinados, com paragem de segundos e possibilidade de receber corda manual – enquanto a primeira funcionalidade facilita o acerto das horas (como o nome indica, para o ponteiro dos segundos quando se puxa a coroa), a segunda permite rapidamente criar reserva de marcha, o que é util para quando pegamos no relógio e descobrimos que está sem corda.

Apesar das centenas de variantes existentes, o layout do mostrador reflete sempre aquelas que são as funcionalidades básicas do conceito Seiko 5, nomeadamente a janela às 3H00 para indicação do dia e data. Acontece porém que a marca japonesa lançou recentemente alguns modelos dentro da gama Seiko 5 Sports que utilizam um movimento diferente, com a referência 4R37. Ao contrário do que sucede com os restantes membros da família Seiko 5, as complicações adicionais deste movimento não são o dia e a data, mas sim o dia (do mês) e um indicador de 24 horas.

É o caso deste modelo em particular, com a referência SSA205K1, uma das seis variantes cuja referência começa por SSA2. Todos os modelos da série possuem caixa e bracelete em aço, sendo as varianções obtidas pela conjugação de diferentes cores e acabamentos no mostrador, caixa e bracelete, entre elas o modelo SSA209K1, totalmente em negro, e o SSA210K1, que conjuga caixa e mostrador negros com bracelete dourada.

Este que vos mostro possui um mostrador azul escuro – uma das tendências para 2015. A caixa em aço tem 42 mm de diâmetro e estanquidade de 10 atmosferas (100 metros) com fundo em vidro para observação do movimento. A bracelete em aço inclui duplo fecho de segurança.

O resultado final é um relógio com uma estética agradável e polivalente que tanto pode ser usado como dress watch, como num contexto mais casual e desportivo.

O preço, por pesquisa online, ronda os 150 euros. Trata-se de um valor excelente para um relógio automático com este nível de execução e mais uma demonstração de como dar pouco menos (cerca de 130 euros) por um relógio de plástico que quando se avariar terá de ir para o lixo, não faz qualquer sentido.

Sem comentários :

Enviar um comentário