08 maio, 2015

Citizen Perpetual Calendar BL1258-53L


Da mesma forma que quem compra um relógio "piloto" não irá necessariamente acabar aos comandos de um avião, também a maioria dos proprietários de um relógio de mergulho jamais levará o seu relógio para o fundo do oceano. Mas o mesmo acontece em muitos outros mundos – afinal, quem tem um Range Rover pouco mais fará do que saltar alguns passeios, muito embora o seu veículo seja concebido para vencer os mais difíceis percursos fora da estrada.

A ideia de um relógio capaz de acompanhar o seu proprietário até 300 metros de profundidade não é necessariamente fazê-lo, mas sim sabermos que tal é possível... se for preciso. A verdade é que os relógios de mergulho – os que possuem estanquidade de pelo menos 20 atmosferas, ou 200 metros – têm um apelo que vai muito para além da sua resistência às profundezas líquidas e são muito frequentemente até usados como dress watch.

Imagino que seja esse o caso com este elegante Citizen com a referência BL1258-53L, estanque até 30 atmosferas (300 metros). Está cá tudo o que é preciso num relógio deste tipo – ponteiros e indexes bem legíveis, bisel rotativo para controlo de tempo de mergulho... – mas as proporções são suficientemente harmoniosas para o podermos imaginar ser usado em praticamente qualquer circunstância, incluindo eventos formais.

A caixa em aço, com 43 mm, não é demasiado grande, e o desenho dos restantes elementos do mostrador agrada-me bastante, desde o tamanho da janela da data (de forma trapezoidal e não retangular) até aos numerais no bisel e formato da bracelete. A execução inclui mostrador com vidro de safira.

O movimento usado é de quartzo alimentado pela luz (calibre Eco-Drive E764) e possui duas particularidades interessantes: o calendário perpétuo (ajuste automático da data, incluindo anos bissextos, até 2100) e um movimento do ponteiro de segundos de 4 "beats"/segundo – ou seja, em vez de saltar de segundo em segundo, como é típico dos relógios de quartzo, desloca-se de forma progressiva, como se de um movimento mecânico se tratasse.

O preço, que me parece ajustado à qualidade geral do conjunto, é de $795 (valor de referência por consulta no website norte-americano da marca), muito embora seja possível encontrá-lo nas lojas online por menos de $600.

Sem comentários :

Enviar um comentário