31 janeiro, 2016

Seiko SKX009 (All is Lost)

Hollywood adora relógios e há quem se dedique a identificar cada modelo que surge de forma proeminente em cada novo filme. Contudo, na sua maioria trata-se de modelos muito caros – Rolexes, Omegas, Panerais... – que não cabem no âmbito deste blog.

É certo que temos sempre o Casio de Marty McFly (cujo original foi vendido em 2014 por mais de 20.000 euros!), mas o mais comum é surgirem grandes máquinas ou simplesmente relógios tão genéricos que nem reparamos neles.

O que sucede em All is Lost (Quando Tudo Está Perdido) é provavelmente a tempestade perfeita (trocadilho propositado...) no que diz respeito ao relógio em si, ao contexto da sua utilização e ao facto de se tratar de um modelo B3.

O relógio em causa é o Seiko SKX009, um relógio automático de mergulho (200 metros) com caixa de 42mm, coroa (de rosca) às 4H00 e um esquema de cores vermelho/azul (frequentemente apelidado de "Pepsi"). O movimento automático usado é o Seiko 7S26, conhecido pela sua fiabilidade.

O mostrador tem uma dimensão muito equilibrada e gosto especialmente do facto de o bisel (unidirecional) não ser demasiado largo face à circunferência total da caixa, como muitas vezes sucede. Os índices e os ponteiros têm tratamento com Superluminova e oferecem muito boa visibilidade no escuro.

Este modelo é usualmente vendido com bracelete em aço ou em borracha, mas no filme a personagem (nunca nomeada) interpretada por Robert Redford usa-o com uma bracelete de nylon contínua tipo NATOem azul escuro.

O preço, consoante as versões (mais barato com bracelete em borracha, mais caro em aço) oscila entre os 200 e os 300 euros.

Através da Amazon UK (não encontrei quem vendesse para Portugal na Amazon Espanha), é possível encontrar este modelo com bracelete em aço e em borracha (atenção aos preços: à data deste post, o câmbio £/€ é de 1,37). A versão com bracelete em aço está à venda na Amazon alemã por 300 euros com porte grátis para Portugal. Uma bracelete NATO como a usada por Robert Redford no filme está também disponível.

5 comentários :

  1. Boa noite , gostaria de saber se alguma vez fizeram algum artigo sobre duas marcas que passo a indicar , fortis e uma marca mais recente do mercado dos military watches RalfTec. Gostava da vossa opinião sobre estas marcas
    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Viva,
    A Fortis não é propriamente uma marca "B3" :-) Quanto à RalfTec, não conhecia. Mas irei investigar! Obrigado pela dica.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia!

    Antes de mais,para dizer que sigo o seu blog com muito interesse.

    O Seiko SKX009 da foto tem os ponteiros alterados,mas é um dos meus relógios 3B favoritos.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia!

    Antes de mais,queria dar-lhe os parabéns pelo Blog,sigo-o com bastante interesse.

    Este Seiko SKX009 é curioso,porque tem os ponteiros alterados da versão que é comercializada...

    Estes modelos da Seiko são um ícone dos relógios de mergulho e futuros clássicos como o 6105,6306/6309 e 7002...

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo Blog,acompanho com regularidade...

    Este Seiko SKX é um modelo ícónico da marca e um futuro clássico como os antecessores 6105,6309/06,7002...

    O SKX009 da foto tem os os ponteiros modificados :)

    ResponderEliminar