28 outubro, 2020

Boldr Venture Carbon Black

 

A Boldr é um jovem microbrand que cria relógios de estilo militar com desenhos, características, funcionalidades e materiais extremamente interessantes a um preço ainda mais interessante. As coleções da marca estão distribuídas de acordo com os diferentes ramos das Forças Armadas, designadamente Air, Field e Sea. O modelo que vos trago hoje é um field watch com a designação Venture Carbon Black.

Embora possamos encontrar este tipo de relógios por aí "a pontapé", é a conjugação do desenho, materiais empregues, movimento e preço que tornam este Boldr numa proposta muito interessante.

Comecemos pela caixa (de 38mm de diâmetro). Ao contrário do que possam pensar, não, esta não é construída em aço mas sim em titânio, material mais resistente do que o aço mas muito mais leve. Além disso, é também mais caro do que o aço... 

Mas a Boldr não se ficou pela escolha do material da caixa: também a produziu de forma a oferecer uma resistência à água até 200 metros, o que torna as coisas bem mais interessantes porque, como já tive a oportunidade de referir aqui no blog por diversas vezes, só com uma resistência à água de 200 metros ou superior é efetivamente seguro levar o relógio para o mar ou para a piscina.

Ora criar um caixa em titânio e torná-la resistente a uma pressão de 20 atmosferas, não é barato. Como também não é particularmente barato usar o movimento mecânico automático SII (Seiko) NH35A, aqui implementado sem a sua tradicional complicação de data, desta forma resultando num mostrador muito simples, legível e "limpo". Outra escolha de materiais que se saúda é a do vidro de safira com tratamento antirreflexo para proteção do mostrador.

Como é tradicional em relógios deste tipo, temos aqui uma dupla escala horária com "hora militar" concêntrica aos super-legíveis numerais em todas as posições horárias. E, como podem ver no GIF animado, também muito legível à noite, com a aplicação de super-luminova nos ponteiros (incluindo a ponta do ponteiro dos segundos) e numerais.

O resultado é completado pela coroa (de rosca) de proporções generosas posicionada às 4 horas, para oferecer melhor conforto, e por uma bracelete tipo NATO.

O melhor elogio que posso fazer a este relógio, cujo preço é de apenas 299€ (compra a partir do site da empresa, com portes incluídos para todo o mundo) é que irei certamente comprá-lo em breve.

Sem comentários :

Enviar um comentário