06 janeiro, 2021

AVI-8 Hawker Hunter Charcoal Ember Brown

 


Tenho uma confissão a fazer: gosto muito deste relógio. I know, right? É um bocado cheesy e o mostrador até é bem mais busy do que eu costumo gostar, mas tem um je ne sais quoi que não me deixa indiferente (acho que bati hoje o record de palavras estrangeiras no mesmo parágrafo...). 

É um relógio que foi lançado no final de 2020, fortemente promovido através das redes sociais nos últimos meses do ano passado. Acho que o que mais me agradou neste modelo da jovem AVI-8 foi o facto de não terem tido qualquer problema em fazê-lo, mesmo indo contra tudo o que o bom-senso indicaria.

Além disso, houve aqui também a coragem de usar um movimento (ainda que de quartzo) com complicações pouco comuns, como é o caso do cronógrafo retrógrado, no qual há ponteiros que, em vez de darem uma volta completa ao sub-mostrador, voltam ao início após percorrerem um determinado semicírculo (neste caso é o contador de minutos, na posição das 10h30). 

O nome completo é AVI-8 Hawker Hunter [o nome de um avião militar britânico] Charcoal Ember Brown [uma referência às cores do mostrador e da bracelete]. Tal como a foto sugere, mesmo sem qualquer referência, este é um relógio bastante grande, com uma caixa em forma de dodecágono (com 12 faces) resistente à água até 100 metros e diâmetro de 45mm.

O movimento usado, embora isso não seja referido no site da marca (que indica apenas a sua proveniência japonesa), parece ser um Seiko (SII) VK83, da gama "mecaquartz". Tal como outros da mesma família, utiliza um movimento de quartzo como base mas a parte do cronógrafo recorre a diversos mecanismos físicos que lhe dão um feel mecânico, como é o caso da reposição instantânea dos ponteiros do cronógrafo após uma medição de tempo intermédio.

A caixa em aço tem um bonito acabamento em PVD negro e só é pena que o vidro que protege o mostrador seja "apenas" mineral e não de safira, embora aqui a marca tenha tido o cuidado de aplicar um tratamento antirreflexo ao interior do vidro, que contribui para que pareça "invisível" quando olhamos para ele de determinados ângulos. 

E é precisamente o mostrador que o coloca num patamar à parte, já que a marca o decidiu desenhar como se tratasse do painel de instrumentos de um avião, precisamente o Hawker Hunter. Mas há aqui mais atenção ao detalhe, como é o caso dos grandes ponteiros das horas e minutos que foram esqueletizados e, por isso, não interferem com a leitura do cronógrafo, mesmo que no momento da contagem do tempo estejam sobre os sub-mostradores.

O resultado final é tão bom que até "deixo passar" a data às 4h30, uma posição na qual não costumo gostar de a ver... O preço, a partir do site da empresa, é de uma razoáveis £220, já com portes incluídos para qualquer parte do mundo. Antes de comprar, vale a pena procurar este relógio nas redes sociais da AVI-8, pois é possível que esteja disponível algum cupão de desconto.

Sem comentários :

Enviar um comentário