10 março, 2021

Certina DS-1 Big Date

 

Não é a primeira vez que falo de relógios com complicação de Big Date, que é muito do meu agrado. Mas é efetivamente a primeira vez que vos trago uma máquina destas que conjuga Big Date com um movimento mecânico. Não é barata (o preço de referência é de 795 Francos Suíços, ou seja, 725 euros) mas como está abaixo dos 1000 euros, ainda a podemos, no contexto deste blog, considerá-la B3.

Trata-se do Certina DS-1 Big Date Automatic com a referência C029.426.16.041.00, que pertence à coleção Urban da marca suíça. O movimento usado é uma variante do nosso conhecido Powermatic 80, com 80 horas de reserva de marcha. É um bonito dress watch cuja característica mais saliente é a tal complicação de Big Date, implementada às 6h00 através de uma janela dupla e dois algarismos.

Normalmente, gosto mais de ver esta implementação às 12h00, mas o desenho deste Certina agrada-me bastante tal como está. A caixa, em aço, tem um diâmetro de 41mm, que está no sweet spot para relógios deste género, e resistência à água de 100 metros. O vidro é de safira com tratamento antirreflexo.

No total existem cinco variantes deste modelo, mas apenas duas cores de mostrador; além deste em azul, está disponível também em preto. O resto das variantes usa braceletes em aço.  

Sem comentários :

Enviar um comentário