17 março, 2021

Laco Aachen 39

 

Falei pela primeira vez da Laco em 2013, a propósito do modelo Aachen na sua versão de 42mm. A Laco é uma das cinco empresas que foram contratadas pelo governo alemão para produzirem relógios para os pilotos e navegadores da Luftwaffe na Segunda Guerra Mundial. Destas cinco, hoje apenas a Stowa e a Laco produzem relógios de piloto com mostradores Tipo B, em que os algarismos principais são os dos minutos e não o das horas.

Isto significa que a Laco está para este tipo de relógios um pouco como a Hamilton está para os relógios tipo field. Daí que acho que valha a pena revisitar a gama Aachen da marca. A Laco tem também fliegers com mostrador convencional (que eram mais usados pelos pilotos, com os navegadores a preferirem os mostradores Tipo B) bem como uma gama mais cara, que usa movimentos suíços e com preços acima dos 1000 euros. Pelo contrário, a gama Aachen é muito mais acessível e utiliza movimentos japoneses Miyota.

A novidade é que, agora, a Laco passou a usar movimentos mais recentes, como é o caso do que chama movimento Laco 31, que corresponde na realidade ao Miyota 8315, o qual oferece uma reserva de marcha de 60 horas, ou seja, dois dias e meio.

Esta é uma opção (selecionável no site da empresa) que custa mais 55 euros, o que eleva o preço total do relógio para 395€ -- mesmo assim um valor que me parece perfeitamente razoável para o que aqui é oferecido. Uma opção que é também possível escolher através do website da Laco é a de que o vidro de safira seja tratado com revestimento antirreflexo, o que encarece a peça em mais 50 euros.

Resta-me dizer que o modelo de que falo hoje é o Aachen 39, a versão de 39mm (duh...) do relógio de que falei anteriormente. O resto da execução mantém-se semelhante ao modelo Aachen 42, nomeadamente no que diz respeito aos materiais usados, como é o caso do aço da caixa, do vidro de safira e até da resistência à água. Neste caso, a caixa de 39mm de diâmetro e uma espessura de 11,55mm. Existem também uma variante com o mostrador azul e bracelete NATO.

Sem comentários :

Enviar um comentário