31 março, 2021

Hemel The Airfoil

 


Marvin Menke, o fundador da Hemel, tinha-me enviado informação sobre este novo cronógrafo em Janeiro mas, na altura, tinha já criado artigos e agendamentos até Março, pelo que só agora tive oportunidade de vos vir falar do The Airfoil.

Trata-se de um relógio que utiliza o movimento mecânico de carga manual Seagul ST19, o mesmo de que já falei a propósito do cronógrafo Seagull 1963, aqui completo com regulador tipo "pescoço de cisne" e visível através da tampa da caixa em vidro.

A estética deste cronógrafo é muito interessante, algures entre o look desportivo tipo rally e o relógio de piloto. A Hemel esteve aqui limitada às complicações do movimento usado (crono sem data) mas resolveu acrescentar valor através de um bisel rotativo (120 cliques) graduado de 1 a 12 e que oferece, na prática, a leitura de um segundo fuso horário.

A caixa, em aço, tem 42mm de diâmetro – claramente o sweet spot para relógios deste género, pelo menos para mim – e resistência à água até 100 metros. Ponteiros e índices têm tratamento luminescente com Superluminova e o mesmo acontece para os numerais e marcações do bisel. O vidro é de safira com tratamento antirreflexo. .

Existem três variantes deste modelo, com mostrador preto (na foto), azul e marfim, todas com bracelete em pele castanha. Este último oferece a particularidade de ser um mostrador "full lume", ou seja, todo ele é luminescente e a leitura no escuro faz-se pelo contraste com os ponteiros e índices. No entanto, à data deste post, esta variante estava esgotada, com a Hemel a aceitar encomendas para entrega em Agosto próximo.

Resta falar do preço: 500 dólares (qualquer das variantes) por um cronógrafo mecânico com este nível de desenho, execução e funcionalidades parece-me um excelente negócio. Note-se contudo que o site da marca venda para Portugal, mas está localizado nos EUA, pelo que deveremos contar com custos de alfândega – tipicamente da ordem dos 20% do valor total do relógio, pelo menos.

Sem comentários :

Enviar um comentário