28 julho, 2021

Meccaniche Veneneziane Redentore: um clássico italiano

 

Maccaniche Veneneziane Redentore


Falei pela primeira vez na Meccaniche Veneziane em 2017, num post sobre o modelo Redentore Ardesia. Muitos microbrands aparecem e desaparecem com a mesma rapidez, mas a Meccaniche Veneziane parece ter vindo para ficar, uma vez que o seu site mostra uma gama crescente de modelos, entre eles a geração 2021 do referido Redentore.

Nunca tive qualquer um destes modelos na mão, mas tudo indica que o nível de execução aparente não só se manteve, como foi melhorado. Estes são dress watches de dimensões corretas (40mm) com duplo acabamento acetinado/escovado e braceletes em aço.

Existem várias variantes do Redentore. A que vos trago hoje tem a referência 1301008J, a qual conjuga um mostrador preto com ponteiros de esmalte azul, de belo efeito.

Além de alguns detalhes, que se notam sobretudo nos índices aplicados, há uma grande diferença entre estes novos modelos e o Redentore original: o movimento, que era um Miyota 8210A, é agora um SII (Seiko) NH35A, ao qual a marca dá a designação interna de MV145. A caixa tem resistência à água de 100 metros e o vidro de safira que protege o mostrador recebeu tratamento antirreflexo. 

O fundo é aparafusado, uma técnica que não garante tanta resistência à água (é por isso que os relógios de mergulho normalmente têm fundos roscados) mas, por outro lado, permitem um alinhamento preciso de qualquer elemento decorativo. Que, neste caso, é a figura da Igreja Il Redentore (que dá o nome ao relógio) e que foi construída no século XVI, em Veneza.

Resta o preço. Os 455€ pedidos (compra a partir do site da marca) não são propriamente uma pechincha, especialmente dado o movimento usado. Contudo, dado o aparentemente elevado nível da execução e acabamento, acaba por não ser um valor exagerado.

Sem comentários :

Enviar um comentário