28 maio, 2013

Orient Sparta EV0N001B

fev0n001b_1[1]
A Orient continua a conseguir surpreender-me com peças mecânicas que conjugam originalidade, beleza e... preço. Uma das últimas gamas a merecer a minha atenção chama-se Sparta (oficialmente, "EV0N Series"). 

Existem cinco variantes, resultado da conjugação de duas cores de mostrador (preto e branco) e braceletes (pele e aço). O modelo EV0N001B que trago hoje é o que oferece mostrador preto e bracelete em aço e é muito bem conseguido. Existe ainda uma variante com amarelo em vez de vermelho no mostrador.

O estilo é de tipo militar e o mostrador é particularmente interessante, contribuindo para o aspeto algo diferente do  relógio: no interior temos dupla numeração concêntrica para horas e minutos, uma janela às 6H00 para indicação de dia do mês e uma janela em arco que se estende praticamente das 9H00 às 3H00 para o dia da semana. No exterior temos um bisel que não é apenas decorativo mas funcional, com rotação unidirecional.

A Orient sugere desta forma que o relógio pode ser usado dentro de água, indicando resistência até 100 metros e estanquicidade adicional através da coroa de rosca, embora eu não arrisque a molhar seriamente nada abaixo da resistência até 200 metros... 

A caixa em aço tem um diâmetro de 42mm e proteção a cargo de vidro mineral. O movimento automático é produzido pela própria Orient. Mas deixei o melhor para o fim: o preço de referência é de apenas 280 dólares, podendo ser encontrado online por menos de € 200. Há uma excelente análise independente aqui e um vídeo aqui.

Sem comentários :

Enviar um comentário