30 junho, 2015

Harding Jetstream HJ0103

Harding-Jetstream-0103

A Harding é uma jovem marca relojoeira com base na Suíça mas que não tem pretensões a uma produção “Swiss Made”. Pelo contrário, a empresa utiliza movimentos japoneses Seiko e Citizen, automáticos e – na sua esmagadora maioria – de quartzo. A vantagem desta abordagem despretensiosa é que os preços também não são muito elevados, oscilando entre os 200 e os 500 euros, aproximadamente.

À data em que escrevo estas linhas, a Harding possui três gamas de relógios (Aquapro, Speedmax e Jetstream) num total de 13 modelos e dezenas de variantes. Todos os relógios possuem caixas em aço com resistência à água até 10 atmosferas (100 metros), o que significa que os Aquapro, apesar da inspiração náutica, não são verdadeiros relógios de mergulho.

Há muitos modelos da Harding que me agradam, o que significa que voltarei à marca dentro em breve, mas para hoje a referência vai para o HJ0103 da gama Jetstream. Trata-se de um cronógrafo baseado num movimento de quartzo Seiko (SII) VD53 (erradamente identificado no website da marca como sendo um Miyota) com sub-mostradores às 3h00, 6h00 e 9h00. Uma janela de data (dia do mês) surge às 4h30.

A caixa, em aço escovado, tem 46,5 mm de diâmetro e, para o mostrador, optou-se por uma escala tipo “B” em que apenas os minutos/segundos são identificados; ao contrário do que muitas vezes sucede (inclusive noutros modelos da marca) não existe qualquer escala secundária para as horas.

O resultado, contudo, é muito equilibrado e de grande legibilidade, sobretudo pela utilização de um esquema de cores de elevado contraste e aplicação de material luminescente nos ponteiros e numerais árabes. Por sinal, o único ponto que me agrada menos no desenho do relógio é o formato do ponteiro das horas, demasiado Art Deco para o meu gosto…

Todas as variantes deste modelo (quatro no total) são igualmente bonitas e com esquemas de cores (caixa / mostrador /bracelete) particularmente bem conseguidos. O preço para esta variante é de apenas € 205 + portes.

Edit 30/11/2020: Esta marca já não existe.

Sem comentários :

Enviar um comentário