28 março, 2016

Obris Morgan Aegis


A Obris Morgan é uma jovem empresa baseada em Hong Kong, especializada  em relógios de mergulho, que utiliza exclusivamente movimentos automáticos Citizen/Miyota e que descobri no fórum DezDez.

Uma das coisas que me agrada nestes relógios é a sua purposefulness, isto é, são relógios em que a estética segue a função, sem que por isso deixem de ser equilibrados e bonitos.

Veja-se o caso deste Aegis (palavra que designa o escudo de Zeus), o qual está disponível num total de 15 variantes: 5 com caixa em aço e acabamento escovado; 5 com acabamento mate ("sand blasted"); e 5 com acabamento em PVD preto.

Edit 30/11/2020: Este modelo foi entretanto substituído pelo Aegis II.

O Aegis é um relógio de mergulho resistente à água até 200 metros, equipado com válvula de hélio (coisa rara em relógios com resistência inferior a 300 metros) e baseado num movimento high beat (4Hz) Miyota 9015. Este movimento apresenta normalmente a data às 3h00, mas a Obris Morgan rodou ligeiramente o movimento de forma a que a coroa (de rosca, com triplo selo) e a janela de data passassem para as 4H00.

A dimensão da caixa é de 42mm de diâmetro e a marca dotou este modelo de acabamentos de alto nível, entre eles uma soberba bracelete de 5 segmentos de largura e mostrador com vidro de safira de 2,4 mm de espessura.

O bisel, de rotação unidirecional, tem uma espessura correta – nem muito largo, nem muito estreito face à dimensão total da caixa – tem uma suave operação de 120 "clics"; a visibilidade no escuro é garantida pela aplicação de Superluminova nos índices e ponteiros.

O relógio está esgotado mas pode ser pré-encomendado a partir de Abril. O preço, que me parece muito bom, é de 279 dólares (€250), já com portes para qualquer lado do mundo.  Contudo, há que contar com custos de desalfandegamento e IVA.


Sem comentários :

Enviar um comentário