25 março, 2016

Junkers Eisvogel F13


No mundo da relojoaria é fácil encontrarmos relógios que se parecem todos uns com os outros, muito embora os fabricantes se esforcem por encontrar maneiras de se distinguirem da concorrência: pode ser pela forma, desenho do mostrador, cores, materiais usados ou uma conjugação de tudo isso.

Muitas destas semelhanças são ditadas pelos movimentos usados, os quais permitem apenas um número limitado de diferentes interpretações: não é por acaso que muito cronógrafos baseados no ETA 7750, a.k.a. "Valjoux 7750", tendem a parecer-se uns com os outros... Mas há exemplos ao contrário, como nas diferentes implementações que tenho encontrado no ainda pouco frequente movimento Seiko NE88 (vejam-se resultados bastantes diversos aqui, aqui e aqui).

A Junkers, uma das marcas da empresa alemã Pointtec, ensaia uma abordagem de diferenciação interessante com alguns dos modelos da sua nova coleção Eisvogel F13, nomeadamente nos modelos com movimento de quartzo suíço Ronda 6004.D.

Este movimento oferece complicação de data às 3h00 mostrador de pequenos segundos às 6h00. Contudo, de forma a criar peças diferenciadoras, a Junkers decidiu descentrar o movimento, o que se torna evidente ao vermos com a posição tradicional da coroa, às 3h00, passou para as 4h00, fazendo com que o sub-mostrador de pequenos segundos "subisse" das 6h00 para as 7 horas.

A posição da janela de data já é menos rígida (dependendo da forma como os numerais estão inscritos no disco da data, a janela respetiva pode ficar em praticamente qualquer posição) e, para criar um equilíbrio maior, foi colocada às 2h00.

O resultado, nos relógios desta série com as referências 6730-x, é particularmente interessante, uma vez que se criou um mostrador original num modelo que mantém todos os atributos de um clássico dress watch - uma intemporalidade tanto mais importante quanto o distribuidor em Portugal continua a vender estes relógios com garantia vitalícia.

O preço de referência em Portugal para qualquer uma das variantes da referência 6730 é de €259.

Edit 30/11/2020: A Pointtec deixou de produzir a Junkers. 




Sem comentários :

Enviar um comentário