25 setembro, 2016

Helgray Hornet Bandit


A canadiana Helgray é mais uma das micromarcas que está a comer quota de mercado à indústria de relojoaria suíça, apelando aos conhecedores que procuram um relógio de qualidade, dão importância ao movimento que está dentro da caixa e preocupam-se com as especificações e a estética, estando pouco interessados em pagar pelo privilégio do Swiss Made (um assunto que irei abordar em breve num outro post).

Neste caso específico, a empresa foi criada em 2014 de forma independente a partir de uma bem sucedida campanha de "crowdfunding" e vende exclusivamente online, diretamente ao público.

A estética deste modelo – e a funcionalidade de um segundo fuso horário através de um bisel interior rotativo – lembram fortemente o Bulova Accutron II. Contudo, o relógio possui uma personalidade e estética próprias, de que são exemplo o mostrador de pequenos segundos às 7h00 e os ponteiros principais com um forma original de excelente efeito.

A caixa, em aço, tem 42mm de diâmetro (um formato que me habituei a considerar o meu "sweet spot" pessoal), é resistente a 10 atmosferas (100m) e o movimento de quartzo escolhido é um fiável Miyota 1L45. A opção pelo quartzo é pouco desapontante, mas o resto da execução, que inclui mostrador com vidro de safira e o já referido bisel interior (comandado por uma coroa específica às 2h00) compõem um conjunto apetecível.

O preço, de 299 dólares, parece-me mais do que justo para o que a Helgray nos propõe. Existe, pelo mesmo valor, uma variante designada Fighter com bracelete em pele castanha e caixa em aço escovado.

Sem comentários :

Enviar um comentário