10 janeiro, 2013

Archimede DeckWatch A Hand Wound


O termo deck watch surgiu em meados do século XIX para designar os relógios (na altura, de bolso) usados nos convés dos navios (deck) para ajuda à navegação e em alternativa ao cronómetro de bordo, o qual normalmente estava numa posição fixa no navio.
A marca alemã Archimede criou uma série de relógios de homenagem aos modelos usados no início do século XX e que exibem horas e minutos no mostrador principal e possuem um mostrador secundário às 6 horas para os segundos.
Existem duas gamas, "A" e "R", com mostradores de numerais árabes e romanos, respetivamente.
Como não aprecio numeração romana nos mostradores, trago aqui um modelo "A", mais propriamente o Archimede DeckWatch A Hand Wound. A gama possui diversos modelos com conjugações entre mostradores brancos e pretos, e braceletes em pele preta, castanha e em aço.
Como já deve ter dado para perceber, gosto particularmente da conjugação dos mostradores brancos com braceletes em pele castanha, como é o caso deste modelo em particular, o UA7952-H1.2.
Estes relógios são executados em caixas de aço com 42mm, vidro de safira com revestimento anto-reflexo, vidro mineral atrás para exibição do movimento e resistência à água de 5 atmosferas.
Mas a particularidade mais interessante é o facto de o seu movimento mecânico não ser automático mas manual, ou seja, é preciso dar corda ao relógio para que ele se mantenha em funcionamento. O movimento escolhido foi o suíço ETA 6498.
Existem deck watches com este mesmo estilo produzidos por inúmeras marcas, mas a conjugação da origem alemã, do movimento suíço e da elegante execução global deste relógio parece-me particularmente feliz. O preço é de €495, diretamente a partir do site do fabricante.
Encontra uma análise completa a este relógio aqui.

Sem comentários :

Enviar um comentário