19 janeiro, 2013

Tissot PRC 200 T17.1.526.52

O Tissot PRC 200 T17.1.526.52 pertence a uma gama que inclui imensos modelos, incluindo cronógrafos, dress watches e relógios com movimentos automáticos e de quartzo.

Este modelo, em particular, é um cronógrafo de quartzo que adquiri já há alguns anos, na sequência de um incidente com um Sector que, apesar de indicar ser à prova de água até 200 metros, não aguentou um simples mergulho numa piscina...

O relógio parece ter-se tornado extremamente popular ao longo do tempo, tanto assim que existem variações do mesmo modelo com mostrador em preto, branco e azul e com braceletes em pele castanha, preta e em aço. Outro sinal da popularidade deste relógio, e que desaconselha a sua aquisição fora do circuito normal dos revendedores autorizados, é que existem imensas "réplicas" (contrafações) a circular, sobretudo em lojas online.

De resto, nem sequer me parece que faça sentido optar por uma réplica de um relógio que custa, na loja (em Portugal) cerca de €350.

Existem milhares de cronógrafos de quartzo no mercado, mas o que me atraiu neste modelo no início é o mesmo que o mantém atraente ainda hoje, nomeadamente o excelente equilíbrio discreto entre a dimensão geral (39,8mm de diâmetro) e o desenho do mostrador, com a data às 4 horas e os ponteiros da complicação de cronógrafo em amarelo.

A caixa em aço e o vidro de safira manteve o relógio com um aspeto praticamente novo ao longo de anos de uso – apenas troquei a bracelete de pele por outra igual após um pequeno acidente em que o relógio saiu ileso mas a bracelete ficou danificada.

O relógio tem coroa de rosca (na foto, desenroscada) mas eu não arriscaria nada mais do que andar com o relógio à chuva. Quanto a mim, a regra deve ser usar dentro de água apenas relógios que tenham sido concebidos para tal – e este é um relógio desportivo mas não um relógio para desportos aquáticos!

A precisão e fiabilidade do movimento ETA G10.211 é muito boa. Nunca senti necessidade de acertar o relógio, sendo que isso é facilitado pelo movimento, que permite a paragem dos segundos (hacking) quando se puxa a coroa para fora.

O cronógrafo funciona como esperado, sendo que neste movimento, o ponteiro de segundos maior (amarelo) funciona apenas nessa função de medição do tempo; o ponteiro de segundos que se move em permanência é o do mostrador secundário às 6 horas.

Penso que pelo valor pedido, este é um excelente cronógrafo cujo desenho clássico resistiu bem – e continua ainda hoje a resistir – ao teste do tempo.

Sem comentários :

Enviar um comentário