18 novembro, 2014

Seiko Kinetic GMT 5M85

 

Lançados no final dos anos 80, os movimentos Kinetic, da Seiko, tinham como objetivo juntar a precisão do quartzo com a tecnologia mecânica por detrás dos movimentos automáticos, usando um rotor para gerar a eletricidade capaz de alimentar um acumulador e evitar a utilização de pilha.
 
É debatível se resultado foi o esperado (há vários artigos pela Web a falar do assunto, pelo que não me alongarei aqui) mas a verdade é que o que parecia em tempos ser algo que iria tomar de assalto o mundo da relojoaria é hoje usado num comparativamente pequeno número de modelos deste fabricante japonês.
 
Isso não significa porém que a ideia seja má – especialmente agora, várias gerações depois dos primeiros movimentos – ou sequer que tenha sido abandonada. E disso é exemplo este belo exemplar da gama Sportura, declinado em duas referências: este SUN015P1, com bracelete em aço, e o SUN015P2, com bracelete em pele.
 
O modelo SUN015P1 tem um preço de referência da ordem dos €500. E o que obtemos por este valor não deixa de ser interessante, a começar pelo facto de que este movimento Kinetic oferece não apenas data como a exibição de fuso horário alternativo através de um segundo ponteiro das horas.
 
A execução é de elevado nível, com caixa em aço de 44,4mm de diâmetro, mostrador com vidro de safira, estanquidade de 10 atmosferas, coroa de rosca e (de particular interesse para um relógio cujo movimento é, afinal, de quartzo) um fundo em vidro através do qual é visível o rotor que alimenta a pilha recarregável.

Sem comentários :

Enviar um comentário