01 junho, 2015

Android Enforcer Automatic Chrono LE AD797AK


A Android é uma marca norte-americana que, apesar do nome, nada tem a ver com o sistema operativo da Google. A Android produz relógios utilizando uma série de movimentos suíços, japoneses e chineses, oferecendo modelos originais a preços muito interessantes.

O relógio que vos trago hoje é um bom exemplo de uma máquina com excelente nível de execução e uma boa relação qualidade/preço. Este Enforcer Automatic Chrono com a referência AD797AK é uma máquina de grandes dimensões (50mm) baseada num movimento cronógrafo automático Seiko SII NE78, uma versão ligeiramente simplificada do NE88, um calibre hi beat (28.800 a/h) com 34 rubis.

A caixa possui coroa de rosca, vidro mineral endurecido tipo K1 e um bisel rorativo unidirecional com parafusos decorativos que eu, pessoalmente, preferia que não estivessem lá...

Os índexes circulares bem como o formato dos ponteiros – em ambos os casos tratados com material luminescente – são típicos dos relógios de mergulho e a integração dos sub-mostradores do cronógrafo foi bastante bem conseguida.

O relógio tem um preço mutíssimo baixo para um cronógrafo automático com este nível de execução (embora eu estivesse à espera de vidro de safira no mostrador...): apenas 465 dólares, vendido diretamente a partir do website da marca.

É possível também adquirir relógios Android na loja Amazon EUA.

Edit 1/12/2020: Esta marca já não existe.

4 comentários :

  1. No passado fim de semana (31/05), na mensagem VOSTOK EUROPE NH35A- 510425, enviei um comentário sobre o sítio da marca. Acontece que, quer a mensagem, quer o meu comentário, pura e simplesmente desapareceram. Saberá explicar porquê? Desde já muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu vi. Não se preocupe que ambos (artigo e comentário) irão reaparecer! Foi apenas porque coloquei aquele artigo dois dias depois de um outro da mesma marca, acidentalmente, e eu não gosto de "repetir" marcas. :-) Por isso reagendei-o para daqui a uns dias.

      Eliminar
  2. Julgo ser vulgar na indústria a utilização de movimentos mecânicos ou de quartzo de origem japonesa ou chinesa por parte de algumas marcas menos conhecidas, europeias e norte-americanas. No que à alimentação diz respeito e refiro-me aos movimentos de quartzo, como é evidente, por que não encontramos as tecnologias eco-drive, kinetic ou solar nos relógios dessas marcas? Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa questão. A minha opinião (que não passa disso mesmo!) é que muitas marcas preferem pagar um pouco mais e deitar a "carta" do movimento de quartzo "Swiss Made", uma vez que a diferença de preço entre movimentos de quartzo suíços/não suíços não é tão grande como no caso dos movimentos mecânicos. Acontece porém que são os japoneses e não os suíços que têm movimentos de quartzo com essas características - daí (penso eu) acontecer o que descreve.
      Aliás, tirando os Vostok N1 Ladies (com movimento Seiko Kinetic) não me lembro assim de repente de nenhuma marca que use movimentos japoneses de quartzo com tecnologias "ecológicas".

      Eliminar