12 agosto, 2016

Redux COURG



Gosto muito de relógios tipo piloto, mas tal como acontece com os modelos de mergulho, também neste tipo de máquinas não é fácil encontrar a conjugação de dimensões, materiais, acabamentos (e preço!) que me agradem. E no entanto, este COURG da novíssima Redux & Co. parece conseguir fazer isso mesmo.

A empresa, norte-americana, é mesmo muito nova, tendo sido lançada através de dois websites de "crowdfunding", o Kickstarter e o Bakerkit. Pelos vistos, não devo ser o único que engraçou com estes relógios, porque a empresa conseguiu, no conjunto de ambos os websites, angariar mais de 835 mil dólares (!) à data deste post.

Não me vou alongar na história da empresa, que é contada em pormenor aqui, mas vale a pena determo-nos um pouco neste relógio. A primeira surpresa é que a caixa, ao contrário do que poderíamos imaginar nas fotos sem escala, tem "apenas" 39mm de diâmetro. E ponho apenas com aspas porque nos tempos que correm parece que 42mm se tornou no novo normal e que tudo o que seja abaixo dos 40mm é considerado como sendo pequeno.

A outra surpresa é descobrir que estas caixas usam titânio em vez de aço, o que é algo que nunca vi num "micro brand". O resto, são tudo boas surpresas – o desenho do mostrador, inspirado nos instrumentos analógicos dos velhos aviões da WWII é limpo e dispensa qualquer tipo de inscrições; o movimento automático Seiko NH35A usado em todos os modelos foi rodado de forma a termos a coroa às 4h00 e, muito embora esta decisão nem sempre coloque a janela de data numa posição harmoniosa, o seu formato circular e o facto de usar numerais brancos em fundo negro, compõem um desenho final praticamente perfeito; e o bisel unidirecional foi desenhado de tal forma que permite não só a contagem do tempo como a exibição de um segundo fuso horário.

Vale a pena visitar o site através dos links que vos deixo acima. Neste momento é ainda possível pré-encomendar o relógio com desconto da ordem de 50 dólares sobre o PVP final a partir do site da empresa. O preço é de 399 dólares para a variante com caixa em titânio Grade 2 e de 450 dólares para o mesmo relógio com a caixa em titânio Grade 5. Em ambos os casos, a resistência à água das caixas é de 20 atmosferas, ou 200metros.

Todos os relógios têm vidro de safira e é possível escolher entre 5 mostradores diferentes, muito embora o da imagem (Type A) seja o meu preferido.

1 comentário :

  1. Esta é a segunda (ou terceira?) vez que comento um dos seus artigos. No que a este respeita, acedi ao 1º dos links que indica e a troca de mensagens entre supostos compradores destes relógios não é famosa...

    ResponderEliminar