07 fevereiro, 2014

Defakto Eins

Defakto

Um leitor deste blog chamou-me a atenção para a Defakto, uma marca alemã que possui apenas três linhas de relógios, todos eles com características e identidade muito próprias.
As gamas Defakto Eins e Defakto Detail apresentam-nos relógios ultra-minimalistas na forma e na função: em ambos os casos trata-se de relógios de um só ponteiro; enquanto os Eins são baseados em movimentos mecânicos automáticos ETA 2824-2, os Detail optam por um movimento de quartzo Ronda 715 (escolhas estranhas para um relógio só com um ponteiro tendo em conta que os movimentos de base possuem ambos disco de data!). Finalmente, a gama Akkord apresenta relógios esteticamente similares ao Eins (e baseados no mesmo movimento ETA) mas com o tradicional ponteiro dos minutos.
Uma vista de olhos pelo website da Defakto revela-nos que a marca foi fundada muito recentemente, em 2009, por Raphael Ickler já com o objetivo de criar relógios minimalistas de um e dois ponteiros – o Eins foi o primeiro modelo a ser criado; o Akkord surgiu pouco depois, em 2011; um ano depois seria a vez do Detail, mais um modelo de um ponteiro, mas com movimento de quartzo e uma escala mais detalhada.
Sobre o Eins (“um”, em alemão), que é o objeto deste artigo, a Defakto argumenta que é um relógio que fomenta a desaceleração do ritmo de vida e lhe permite viver ao seu próprio ritmo. Porquê? Porque o tempo “é lido em intervalos em vez de momentos”.
A escala do mostrador está dividida em 12 índices principais, os quais possuem quatro sub-divisões. Na prática, o tempo surge aos olhos do seu utilizador em intervalos de 15 minutos. Por exemplo, na imagem acima todos os relógios indicam 7h30 (ou 19h30, claro).
A Defakto diz que estes relógios de um ponteiro permitem estimar o tempo com uma precisão aproximada de 2 minutos: “a falta de precisão”, defende a empresa, “irá afinar a sua intuição e desacelerar o seu dia”.
Pessoalmente, imagino-me a usar um Defakto Eins. Até agora nunca tinha falado aqui deste tipo de relógios porque os modelos que tinha encontrado me pareciam ser sempre demasiado caros para o que ofereciam. Já este, que custa €420, parece-me razoável para uma peça “made in Germany”. A caixa de 42mm de diâmetro tem vidro de safira, resistência à água de 5 ATM e a bracelete é em pele genuína.
Se acha mesmo assim muito por um relógio de um só ponteiro, pode sempre optar pelo modelo Detail. Tem movimento de quartzo, é verdade, mas custa uns mais digeríveis €280.

Sem comentários :

Enviar um comentário