24 fevereiro, 2016

Orient Bambino 3 ER2400LD0

O site oficial da Orient, no Japão, utiliza apenas as referências alfanuméricas nos seus relógios, mas a sua congénere dos EUA não tem qualquer problema em usar as designações que tornaram populares certas coleções. É assim com os relógio de mergulho Mako, por exemplo, mas o mesmo acontece com muitas outras, de que é exemplo este dress watch que pertence já à terceira iteração da coleção Bambino.

A coleção possui um total de seis variantes, sendo esta, com mostrador azul, a referência ER2400LD0 (FER2400LD0 nos EUA). A série 3 do Bambino adota um desenho mais elegante e intemporal do que a primeira versão, retomando a utilização de índices nas posições horárias da série inaugural e afastando-se dos numerais romanos usados na segunda série - que, de resto, se mantêm ambas em catálogo.

O preço de referência para qualquer variante de todas as três séries Bambino é de 260 dólares, o que significa pouco mais de 200 euros na Europa.

O Orient Bambino 3 ER2400LD0 que vos trago hoje usa uma caixa em aço de 40,5 mm de diâmetro e 11,8 de espessura com fundo roscado. A execução inclui mostrador de vidro mineral e resistência à água de apenas 3 atmosferas (ou seja, na prática, nenhuma!).

O relógio é baseado num movimento mecânico automático Orient 48743, com três ponteiros e data. É um dos "work horses" da marca e a sua relativa rusticidade (funciona a 21,600 a/h) é compensada pela elevada fiabilidade.

É mais um modelo que prova que é possível termos no pulso "muito relógio por pouco dinheiro" e nem sequer é preciso abdicarmos de um movimento automático.

3 comentários :

  1. Viva,
    Descobri o "seu espaço" recentemente, quando andava (e ainda ando..) à procura de relógios do ano de 2012 (de preferência automáticos), que é o ano de nascimento do meu filho.
    Uma vez que relógios automáticos da década de 70 ou até mesmo do ano de 1970, estão a tornar-se demasiadamente procurados...eu apenas "acordei tarde", coloquei a "bitola" no ano de nascimento do meu pequenito...e será um legado mais tarde.

    De volta ao relógio em si...
    Apesar do Bambino ter feito brilhar os olhos de muitos, nomeadamente com as versões anteriores e em particular com este modelo: Orient ER2400CN Bambino
    https://www.youtube.com/watch?v=2LLtclyQ_f8

    A Orient poderia abdicar do "Water Resist" e deixar só e apenas o Automatic que, na minha opinião, ainda daria mais carácter e beleza à , já por si , bela peça.
    Cumps
    Pedro

    ResponderEliminar
  2. Bom dia!

    Concordo com o Pedro Teodoro,sempre pensei isso dos "Bambinos"...

    Na minha opinião o "Water Resist" fora do mostrador e em lugar dele o "Automatic" mas um bocadinho maior... Tive o "Bambino" da 1ª geração e é um relógio muito bonito com um preço muito em conta...

    A Orient é a minha marca favorita nos 3B's.

    Pena ser pouco reconhecida em Portugal :(

    ResponderEliminar
  3. Sendo detentor de um rolex e um orient posso falar.
    "Pena ser pouco reconhecida em Portugal" - Como se costuma dizer, os burros é que tem problemas.
    "O que significa mais de 200 euros". Já não é propriamente barato.3.000 - extremente caro.
    Mas o que supreende é o seu mecanismo,fiabilidade, eficácia, preço.É um rolex asiático. só com menos um zero.Claro que as peças não são tão "trabalhadas" ...mas vamos aos fatos.Apesar de ter uma caixa "fina", quando se coloca na mão, sente-se o peso, duma máquina robusta.

    Em termos de performance melhor que um rolex, em termos de fiabilidade, supera bastante. Carrega bastante rápido, tem uma 40 horas sempre a tictac, mesmo que fique esquecido,,,,e não se queixa, ou seja, não há descompensações por isso.
    O mais incrível, se usar no pulso consegue ser mais preciso que um rolex, pois faz uns incríveis 0 segundos por dia, só quando está parado em cima da mesa, faz um avanço de 3s/dia.
    Tenho uma teoria que diz que, tem a ver com o aquecimento enquanto no pulso, ou seja, os japoneses já previram isso, daí ele adiantar-se (é um género de compensaçao). Portanto não aconselho ninguem tentar afinar mais que isto, pois ele já se encontra inteligentemente afinado.
    Quanto á abertura dele, nunca o abram, anda por ai uns burros na internet a abri-los para ver o que tem dentro. Atenção, a atmosfera fabril nao tem pó, a nossa tem, não dêem cabo do relogio.O pó enrosca-se nos mecancismo e até na lubrificaçao e nao sai de lá,começa a fazer nha nha,,, Quando "tiverem mesmo que" abri-lo tem que ser em atmosfera pressurizada, há um truque para isto.E nao se esqueçam do rodico e da lupa devidamente ampliadora, umas 10 vezes, hora de limpeza. Escusado será dizer que, se vai haver desmontagem e limpeza, não se esqueçam de já terem tirado previamente o curso de lubrificaçao necessario para qq relogio automatico, e de ter o material à mão, se nao vai haver merda, deixa de ser um orient e passa a ser um, fodssquesmerd naoprestpra nada.Ou , tenho um relógio de luxo mas o funcionamento é uma treta.Isto e válido para qualquer automático, especialmente os de luxo, que aqui analisamos.

    Apagando o water ressitant e colocando, automatic ou mechanic, teria certamente mais style e value. Mas ja que escreveram isso, vamos a factos. Leiam o manual; water resistant, tolera salpicos, nao mais que isso.Certamente que a fábrica quer que os marinheiros nunca esqueçam deste facto.

    Ponto negativo a meu ver. Ultima versao do bambino veio ligeiamente maior, mas as letras continuam pequenas. Fugiram um pouco á tradição, pois as letras oriente entre outras eram sempre bem visiveis. Dois ponto negativos contra esta peça de alta relogoaria, mas para quem preza os pontos positivos é um dos melhore best buy do mercado.

    Para quem quiser naufragar, tem os Orient Divers, na faixa da caixa bruta e com pouco style. Prefiro arte com classic style e um pouco de ouro á mistura.

    Falando em arte, úlltimo remate,dial em estilo prato invertido, em branco tom pérola, com o vidro redoma, tudo bem medido e encaixado na perfeição, casado com peças todas em ouro, ofuscante.
    Dei umas porradas com o vidro e zero riscos.

    Não se esqueça de cumprir o horário do bebé, caso seja necessário acerto, ele não gosta de ser acordado a qualquer hora.

    O Artífice.

    ResponderEliminar