24 fevereiro, 2014

Vostok Europe Lunokhod-2 Multifunctional

composito%20com%20drybox-LO Lunokhod-2 multifunctional, acabado de chegar ao mercado português pela mão do seu representante, a SRI, é na realidade a segunda geração deste relógio.
A distinção pode ser verificada através da disposição da coroa e botões de controlo, que agora se encontram do lado esquerdo da caixa em aço inoxidável.
A alteração foi feita pela Vostok para melhorar o conforto de utilização: a caixa tem uns substanciais 49mm de diâmetro e a nova posição dos botões torna a utilização mais confortável quando o relógio é usado no pulso esquerdo.
De resto, estamos na presença de um invulgar relógio de mergulho multifunções, estanque a 300m e com válvula de hélio. A Vostok Europe recorreu aos serviços do fabricante suíço de movimento Soprod, para fornecimento do calibre TwinMotion TM36.03VE. Trata-se de um movimento de quartzo multifuncional e totalmente modular que pode ser configurado de acordo com as especificações indicadas pelo cliente – neste caso, a configuração usada pela Vostok no Lunokhod-2 foi criada especialmente para este modelo.
Entre as suas funções encontramos indicador de segundo fuso horário, cronógrafo, contador decrescente (12 horas e 31 dias) bem como calendário perpétuo – todas elas exibidas e controladas através de sub-mostradores às 12h00, 3h00 e 6h00. A construção e acabamentos de alta qualidade incluem bisel rotativo unidirecional, iluminação de ponteiros e índices através de tubos de trítio (que brilham permanentemente sem necessidade de serem antecipadamente iluminados) e mostrador protegido com vidro mineral K1 com 3,5mm de espessura. Como praticamente todos os nomes dos modelos Vostok, também este evoca glórias passadas da ex-U.R.S.S. Há aliás uma pitada de ironia neste relógio, pois tendo sido criado para mergulhar nas profundezas do oceano, foi buscar o nome – e a inspiração para explorações extremas – ao “rover” lunar russo Lunkhod-2, que aterrou na Lua em Janeiro de 1973. Disponível no mercado português a partir de Fevereiro de 2014, o Lunokhod-2 é vendido em quatro versões: duas com caixa em aço preta, revestida a PVD e mostrador em preto/vermelho ou amarelo/preto (PVP sugerido de €714); e duas com caixa em aço inoxidável e mostrador preto/laranja ou preto/amarelo (PVP sugerido de €664). Em qualquer dos casos, os relógios são acompanhados de uma “drybox” também ela estanque, duas braceletes (pele e silicone) e ferramenta para a sua substituição.


A válvula de hélio
clip_image002Num relógio para utilização em grandes profundidades, a válvula de hélio tem um papel extremamente importante, nomeadamente para profissionais que trabalhem com sinos de mergulho. Apesar de o relógio ser totalmente resistente à água, existe a possibilidade de que os átomos de hélio (muito mais pequenos do que as moléculas de água) usados na mistura do gás de respiração, penetrem na caixa – hélio esse que irá ter a mesma pressão da água à profundidade a que o relógio está a ser usado.
Caso o processo de descompressão do mergulhador termine sem que o hélio tenha tido tempo de evaporar do relógio, a diferença de pressão entre o interior e o exterior do relógio pode danificá-lo. A válvula mecânica unidirecional que equipa o Lunokhod-2 destina-se a evitar este fenómeno, libertando automaticamente o hélio e equalizando a pressão interna do relógio com a pressão atmosférica à superfície, protegendo assim o seu movimento.






Sem comentários :

Enviar um comentário