08 fevereiro, 2013

Formex AT480/485 GA power reserve

480_1_5310Formex é uma jovem empresa suíça (foi fundada em 1999) baseada em Lengnau, cuja filosofia imposta pelo seu fundador, Hans Peter Grädel, passa por olhar para o presente e o futuro e não ficar agarrada ao passado. 

De certa forma, os seus relógios deixam transparecer esta vontade vanguardista, com desenhos modernos e novas funcionalidades, de que é exemplo um novo sistema de suspensão para proteger a caixa inventado pela Formex.

Nem todos os relógios da marca são do meu agrado – quer esteticamente, que no que diz respeito ao preço – mas este modelo parece-me muito interessante em ambos os aspetos. 
Edit 28/10/2020: este relógio foi descontinuado já há algum tempo e a marca deixou praticamente de ter modelos abaixo dos 1000€.

Apesar da marca ser suíça, não hesita em recorrer a tecnologia japonesa: o relógio é baseado num movimento automático japonês Citizen Miyota 9100, que funciona a 4 Hz e inclui complicações de dia da semana, dia do mês e indicação de mês, indicador de 24 horas e indicador de reserva de marcha (às 12 horas). Todas as complicações são concretizadas através de ponteiros, exceto o dia do mês, que é indicado numa janela na posição das 4h30.

Apesar de tudo, acho que a execução foi feliz, pois o resultado, a partir de uma caixa com 40,5mm de diâmetro protegida por vidro de safira, não deixa de ser elegante e de grande legibilidade.

Não é fácil encontrar estes relógios à venda, pois a marca não está disponível oficialmente em muitos países. No entanto, as lojas online são sempre uma possibilidade; uma volta pela Internet permitiu estabelecer o preço deste modelo nos €645.

Sem comentários :

Enviar um comentário