29 abril, 2013

Swatch Sistem 51

Apesar de a Swatch ter surgido inicialmente apenas com movimentos analógicos de quartzo, não é novidade para ninguém que é possível desde há muito adquirir também relógios da marca com movimentos automáticos.

No entanto, trata-se de movimentos que, tendo sido concebidos para a marca, não são de forma alguma criações originais, mas apenas desenhos depurados e simplificados a partir de movimentos do grupo ETA já com provas dadas. 

Mas no Basel World 2013, que decorreu em Basileia, a Swatch esteve presente para anunciar uma verdadeira revolução: um novo movimento automático criado de raiz para ser simples de produzir e de manter, e que irá dar origem a uma nova série de modelos da marca, potencialmente tão revolucionários (e acessíveis) como os Swatch originais de quartzo o foram há 30 anos.

O movimento chama-se Swatch Sistem51, um nome que deriva do facto de ser constituído por apenas 51 peças e um único parafuso (!) – precisamente o que fixa o rotor do movimento automático.

Do ponto de vista da engenharia, o movimento foi concebido para ser montado 100% sem intervenção humana e ao mesmo tempo oferecer uma elevada fiabilidade. Para o utilizador, um dos pontos mais interessantes é a reserva de marcha para 90 horas, mais do dobro do que é habitual nos movimentos automáticos clássicos.

O press-release está aqui. Um excelente artigo de quem esteve presente na conferência de imprensa de apresentação do novo movimento pode ser visto aqui.

2 comentários :

  1. Olá, descobri o seu blog pela internet e vi a sua paixão por relógios. Eu sou do Brasil e frequento um fórum de relógios, se você quiser entra lá, teremos o maior prazer em recebê-lo.

    www.relogioserelogios.com.br/forum.asp

    ResponderEliminar
  2. Obrigado! Vou dar uma vista de olhos e inscrever-me!

    ResponderEliminar