09 março, 2013

Dicionário de Relojoaria

img197Não sou nem de longe nem de perto um especialista em relógios: apenas gosto deles. Já Fernando Correia de Oliveira junta o gosto a um conhecimento enciclopédico e entendimento profundos sobre o universo do tempo.
Este jornalista, igualmente responsável pelo Anuário dos Relógios & Canetas, é hoje universalmente considerado como o maior especialista do sector em Portugal. Pode acompanhar diariamente os seus posts no blog Estação Cronográfica, mas se quiser de uma assentada ficar com pelo menos uma pequena parte do seu conhecimento, nada melhor do que adquirir o Dicionário de Relojoaria – O Universo Do Tempo E Dos Seus Medidores.
Editado no final de 2010, é um dicionário diferente de qualquer outro, não só pela temática, mas pela forma como está organizado: mais do que um manual de consulta, lê-se de uma ponta à outra como o compêndio de História que na realidade é. Além das proverbiais centenas de entradas (mais de 600) sobre termos de relojoaria que permitem alargar os nossos horizontes em termos de conhecimentos, o livro incorpora extensa informação história que torna a sua leitura obrigatória para qualquer amante dos relógios.
Como explica o autor, “não sendo um dicionário técnico, faz uma abordagem multidisciplinar, que procura um público abrangente, não reduzida ao uso profissional”.
O Dicionário de Relojoaria – O Universo Do Tempo E Dos Seus Medidores, é editado em Portugal pela Âncora Editora e custa cerca de €40.

Sem comentários :

Enviar um comentário