19 agosto, 2014

Casio Edifice EFB-500D

EFB-500DPoucos movimentos fazem o coração de um amante dos relógios bater tão depressa como um ETA Valjoux 7750, com o seu layout de cronógrafo típico e janela de dia e data às 3H00. Infelizmente, os preços elevados colocam os relógios baseados nestes calibres fora do alcance da maioria dos entusiastas.
Aqui no RelógiosPT somos loucos por pechinchas, pelo que são várias as sugestões que encontrámos de cronógrafos com este movimento abaixo da barreira psicológica dos mil euros.
Mas para descermos mais temos de procurar alternativas (se é que lhes podemos assim chamar) entre os movimentos de quartzo. Ainda há pouco tempo mostrei um Bulova que bem poderia passar por um Valjoux 7750 mas que na verdade usa o excelente movimento japonês Miyota (Citizen) 0S00.
No entanto, há outra empresa japonesa que utiliza movimentos de quartzo com o mesmo layout: a Casio, de que no passado já dei um exemplo.
Hoje trago aqui outro exemplo da Casio, encontrado entre a elegante coleção Edifice, a referência EFB-500D que existe em duas versões – EFB-500-1AV, com mostrador preto e cinzento; e o EFB-500-5AV, um pouco menos discreto, em que o cinza foi trocado pelo dourado.
O movimento usado é designado por Casio module 5226 embora o mais certo é que se trate de um Miyota 0S00 modificado, dadas as semelhanças entre ambos – incluindo a mesma precisão e a utilização de pilha com a mesma referência.
Em qualquer dos casos, estamos na presença de relógios com uma belíssima execução: caixa em aço com 43,4 mm de diâmetro, bracelete igualmente em aço (com fecho rápido de três dobras), coroa e fundo de rosca, resistência à água até 100 metros e… mostrador protegido por vidro de safira.
O preço de referência online é de cerca de €200, um valor excelente para um relógio tão bonito produzido com materiais nobres e um movimento de qualidade com provas dadas.

Sem comentários :

Enviar um comentário